quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Planilha Custo Total Artesanato

Trabalhar com artesanato é uma delícia, mas também nos traz uma série de preocupações, dentre elas creio que saber como cobrar pelo trabalho fica no topo da lista. Não sei quantas já fizeram isso, mas eu cobrava de forma intuitiva, tendo por base o custo de material e avaliando quando dias de trabalho para estimar mais ou menos o preço. No entanto, a dúvida se estava cobrando o justo ou estava tendo prejuízo me acompanhava, assim pesquisei na internet uma forma de calcular custo de peças. Encontrei apenas uma planilha que para mim ainda não ficava bem claro o preço do produto, porque não conseguia visualizar como o preço foi formado (pode ser coisa minha). Pensando nisso e diante de uma necessidade decidi criar uma planilha para calcular o custo total de cada peça que produzo. Ficou assim a planilha:
Featured image
Ela é bem simples e já com todas as fórmulas, basta alimentar com as informações que ela calcula automaticamente. Peguei da planilha que baixei o valor da hora de trabalho e adicionei a minha planilha.Ela tem capacidade para registrar 100 produtos, assim você não precisará apagar o calculo anterior para fazer um novo, terá os cálculos sempre a mão.

Explicando a planilha:
A coluna "Linhas" você deve colocar o valor total gasto em novelos para a fabricação da peça
A coluna "Aviamentos" gastos com fita, bojo, linha de costura, miçangas etc (se com o aviamento comprado é possível fazer mais de uma peça, dividir o valor pelo  número que pode ser produzido e inserir valor unitário).
A coluna "Forro" caso seja necessário forrar a peça, (se a quantidade de tecido der pra forrar mais peças, dividir pela quantidade e inserir na planilha o valor referente a apenas uma peça).
A coluna "Embalagens" inserir valor referente a saquinhos, caixa para transporte, sacolas etc.
A coluna "Horas trabalhadas" a quantidade de horas necessárias para produção das peças (importante: colocar apenas número (8) não colocar com o formato de horas (08:00) para não dá erro no cálculo)
Após colocar as informações a planilha dará o custo de sua peça, em cima desse valor você deve colocar o lucro que deseja para chegar ao valor final. Pra minha surpresa estava tendo prejuízo em 90% das minhas vendas ou estava tendo lucro muito pequeno. Se você também tem dúvidas baixe a planilha e compartilhe com outras amigas que também possam ter as mesmas dúvidas. Minha intenção é de ajudar o maior número de artesãs, vamos fazer circular o conhecimento.

Segue o link  para baixar a planilha:

Se tiverem dúvidas terei prazer em ajudar, que tiverem sugestões para melhorar a planilha por favor fiquem a vontade para enviar. Quanto tiver novas soluções que facilitem nossas vidas enquanto artesãs estarei compartilhando aqui.
Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário