Blog dedicado ao ensino do crochê, compartilhamento de gráficos de crochê com foco na moda feminina em crochê. Venha aprender através de vídeos aulas e passo a passo explicativos a fazer as mais variadas peças além de dicas para o desenvolvimento do seu negócio artesanal.
Vou compartilhar hoje com vocês uma linda blusa de crochê colorida de modelagem simples. Os gráficos são de uma revista gringa (países asiáticos). abaixo deixo um pequeno passo a passo para te ajudar a entender o gráfico dela.
Você pode utilizar suas sobras de linhas ou comprar fios que já tem padronagem colorida.
Abaixo os gráficos dela:
Essa blusa parece ser frente e costas trabalhadas separadamente, o ponto fantasia é de apenas duas carreiras de repetição. A primeira em ponto V e a segunda com 3 pontos altos fechados juntos separados por 2 correntinhas dentro dos pontos Vs. Ponto fantasia múltiplo de 3 + 1
A base da blusa é trabalhada lateralmente, ou seja, as correntinhas iniciais serão feitas na quantidade da medida da altura abaixo dos seios até sua base no início do quadril, porém você poderá optar por qualquer tamanho que deseje fazer, mais longa ou mais curta.
Com a base pronta a parte dos seios até a altura do oombro é feita diretamente sobre a base na vertical mesmo. Com ambos os lados prontos basta costurar as laterais.
Super simples e ao mesmo tempo linda e elegante!
Espero que a pequena explicação que fiz te ajude a executar esse trabalho e se fizer me marque na foto no instagram, vou amar ver o resultado, meu instagram é @crochesdaleticia
Se gostou do conteúdo do blog então clica em seguir para ficar por dentro de todas as novidades que compartilho por aqui.
Quero compartilhar com vocês o gráfico de um lindo ponto vasado em crochê e mais dicas de 3 modelos de blusas simples que poderão fazer com ele.
Passo a Passo Ponto Fantasia
Esse ponto é múltiplo de 12 mais 1 e usei a linha Charme para fazer minha amostra, mas você poderá usar qualquer fio que tiver em casa. São apenas duas carreiras de repetição e fica um efeito lindo.
Inicie com 36 correntinhas mais uma, ou seja precisa de 37. Faça uma correntinha para virar e faça ponto baixo na 37ª corrente. A primeira carreira é de arcos, para tornar mais tranquilo para mim eu fiz todos os arcos com 5 correntinhas já que não causa uma diferença no desenho do ponto. Porém no gráfico podem notar que tem arcos de 5 e de 4 correntinhas. Ficando assim:
Faz ponto baixo e 5 correntinhas pula 3 pontos de base e no quarto faz ponto baixo, na sequência faz 4 correntinhas e pula 3 pontos de base fazendo ponto baixo no quarto ponto de base, a partir daí faz o arco de 4 correntinhas a cada dois arcos de 5.
Para a segunda carreira subir 3 correntinhas e mais 2 de espaçamento e faça pontos baixo no primeiro arco, sobre o arco seguinte trabalhe 5 pontos altos encerrando com ponto baixo no próximo ponto arco a frente e faça mais 5 correntinhas e ponto baixo no próximo arco. Trabalhe assim até o final encerrando a carreira com duas correntinhas e ponto alto sobre o ponto baixo da carreira anterior.
Na tardeceira carreira voltamos a trabalhar os arcos: faça ponto baixo sobre o ponto alto e mais 5 correntinhas e ponto baixo sobre o segundo ponto alto daquele leque da carreira anterior. Faça mais 4 correntinhas e ponto baixo no penúltimo ponto alto, mais 5 correntinhas e faça ponto baixo no meio do arco da carreira anterior, mais 5 correntinhas e ponto baixo sobre o segundo ponto do próximo leque e repete assim até o final.
Esse ponto fantasia é a repetição dessas duas carreiras ao infinito e além.
As possibilidades de trabalhos com esse ponto são infinitas tanto para vestuário, quanto para a decoração, porém quero trazer para você 3 ideias de blusas de crochê com modelagem simples e que podem ser trabalhadas frente e verso separadas para ao final fechar a blusa.
As blusas não possuem medidas porque são apenas esboços do que poderão fazer e caberá a cada uma trabalhar com suas medidas.
Esses foram os modelos que desenhei para vocês. Todas com modelagem simples, sem acinturar a peça, trabalhando frente e costas searadamente. Claro que quem tem mais experiência poderá adaptar o ponto para o trabalho circular. Vou falar um pouco sobre cada uma:
Modelo 1
Para esse modelo com gola barco inicie com a medida dos ombros, de uma ponta a outra e trabalhe o ponto fantasia na medida da largura e altura que deseja sua peça. Será um grande quadrado, faça os dois lados e ao final una cerca de 5 centímetros de cada ponta para os ombros. Para a cava do braço meça entre 19 ( tamanhos P e M podem fazer 19 ou 20 cm até 21 porém ficará mais cavado) e 23 cm (Para G e GG pode deixar entre 21 e 23 cm o que ficar mais confortável para vocês). Marque essa medida do ombro para baixo e o que ficar fora dessa medida é o que será unido para as laterais da blusa. Após fechar tudo faça os acabamentos de decote, cava de braço e barra, poderá também para todas essas peças escolher um barrado bonito para colocar.
Modelo 2
Essa é estilo camiseta e a medida é a do busto. Meça seu busto com a fita métrica e divida por dois. Exemplo: meu busto é 94, dividido por 2 dá 47 cm, nesse caso eu faria cada lado da blusa com 47 cm cada. Caso precise reduzir para casar com o múltiplo de 12 poderá diminuir até 3 centímetros já que fio de algodão cede, porém não aconselho que faça medida maior qua a do busto.
Aqui mais uma vez inicia com a largura que você encontrou para cada lado e trabalha até a altura da cava do braço, o comprimento da blusa será de acordo com seu gosto pessoal. Faça os dois lado iguais e costure as laterais ao final faça as alças que tanto pode ser com o mesmo ponto ou com ponto diferente (ponto alto cheio, ponto grade etc..). A altura das alças segue a mesma lógica para delimitar cava do braço, deverá ter ente 19 e 23 cm de acordo com sua medida.
Modelo 3
Para esse modelo também levara em conta a medida do busto, é basicamente a base do modelo 2, porém ao atingir a altura da cava deixar de trabalhar 3 centímetros de cada lado e trabalhar apenas o centro na medida entre 19 e 23 cm que é medida da cava do braço. Ao final unir frente e verso e fazer acabamentos.
Essas 3 blusas são de modelagens super simples e poderão utilizar com qualquer tipo de ponto no crochê. Abaixo a vídeo aula da execução do ponto fantasia, ele vai aparecer disponível assim que a aula entrar no ar:
Gostou do conteúdo do blog? então clica em seguir para ficar por dentro de todas as novidades.
Reuní alguns gráficos de blusas de crochê com mangas para vocês. Todos os gráficos foram baixados do Pinterest e estão salvos em minha pasta lá junto com muitos outros gráficos de blusas de crochê. Lá no Pinterest vocês me encontram nesse link abaixo:
Vou compartilha com vocês como customizei meu short jeans usando uma renda que fiz com flores de crochê.
Passo a passo flor de crochê
1ª carreira: faça 6 correntinhas e feche em cículo, em seguida suba duas correntinhas e faça mais 17 pontos baixos dentro do círculo de correntinhas, com as duas correntinhas iniciais você terá 18 pontos.
2ª carreira: suba uma correntinha dê uma laçada na agulha e faça meio ponto alto no mesmo lugar, sem seguida faça 3 correntinhas e pule dois pontos de base no terceiro ponto faça meio ponto alto. Repita isso até obter 6 arcos para as 6 pétalas da flor.
3ª carreira: vamos fazer as pétalas, dentro de cada arco trabalhe a seguinte sequência: ponto baixo, meio ponto alto, 4 pontos altos, meio ponto baixo e ponto baixo.
Ao concluir a flor deixe um fio longo para acabamento e costura.
O desenho que quis fazer no short foi piramedal, para que esse degradê das flores ficasse nas laterais criando uma moldura para o short.
Iniciei fazendo uma pirâmide de cinco carreiras, sendo que as duas últimas carreiras eu trabalhei a base do short, fiz assim porque queria aumentar um pouco o tamanho dele.
A quantidade de flores na base vai depender da abertura da boca do seu short. No meu na quarta carreira da pirâmide costurei mais 12 flores e na carreira 5 da pirâmide mais 11 flores.
A costura das flores será feita nos intervalos entre elas para criar esse desenho. Depois de costurado no formato e largura do short basta aplicar.
Alfinete sua renda exatamente como deverá ser costura, isso vai facilitar sua vida e evitar erros.
Faço a costura com ponto atrás conforme mostro na vídeo aula que vou deixar abaixo:
Vou compartilhar com vocês hoje os gráficos de uma blusa de crochê que estou super apaixonada e pensando seriamente em tentar fazer.
Essa blusa é trabalhada em faixas lateriais e por isso super simples de adaptar a qualquer fio ou tamanho que deseja fazer. Quanto mais grosso o fio, maior também ficarão os motivos e quanto mais fino, mais delicado ficarão os motivos.
Ela não tem a preocupação com cintura, pois é toda de uma mesma largura, o que facilita o trabalho.
Os gráficos estão com uma qualidade excelente e será fácil de seguir. Na dúvida sobre a montagem das faixas basta conferir a foto da peça pronta.
Gostou do conteúdo do blog? então clica em seguir para ficar por dentro de todas as novidades que compartilho gratuitamente aqui. Beijos!
Vou compartilhar com você os gráficos de uma linda blusa princesa em crochê, receita de revista (chinesa? japonesa?). Essa não é uma receita para iniciantes, precisa ter alguma experiência com vestuário em crochê para conseguir executar bem essa blusa. Porém os gráficos são bem simples e estão bem claros o que já vai facilitar a sua vida, o problema mesmo seria a montagem dela.
Abaixo as fotos da peça pronta
Não testei ainda essa receita mas creio que pode ser feita com Anne, Camila Fashiom ou Bella Fashiom.
Abaixo os gráficos dela.
Blusa Princesa em crochê com gráfico
Gostou do conteúdo do blog? então clica em seguir para ficar por dentro das novidades que compartilho por aqui.