Blog dedicado ao ensino do crochê, compartilhamento de gráficos de crochê com foco na moda feminina em crochê. Venha aprender através de vídeos aulas e passo a passo explicativos a fazer as mais variadas peças além de dicas para o desenvolvimento do seu negócio artesanal.
Vou compartilhar com vocês uma blusa muito bonita, fácil e rápida de fazer e o melhor de tudo econômica. Utilizei apenas 1 novelo de Pérola Brilho e você pode substituir por Anne, Camila Fashion, Bella Fashion caso não vendam esse fio na sua cidade. O fio Pérola Brilho tem um custo bem baixo comparado com os demais fios, paguei apenas 10,00 reais no novelo, mas também é um fio um pouco mais rústico já que não é 100% algodão. Abaixo confiram o resultado:
Materiais:
01 novelo de Pérola Brilho (tamanho G e GG serão 2 novelos)
agulha 1,75
O fio Pérola Brilho tem o Tex de 295,3, composição 85% algodão e vem em novelos de 460 metros.
Você pode substituir por Anne, Camila Fashiom, Bella Fashiom e outros fios compatíveis com agulha 1,75
Gráfico do square
Essa blusa é composta por 4 squares frente e 4 squares costas, você pode alterar tamanho trabalhando mais ou menos carreiras nos squares, além de poder fazer ajuste lateral também.
Passo a Passo Blusa de Crochê Pérola Brilho
Primeira carreira:Inicie fazendo 5 correntinhas, feche em círculo. Dentro do círculo de correntinhas trabalhe 4 blocos de 4 pontos altos separados por 6 correntinhas. Na última das 6 correntinhas faça apenas 3 e termine faze um ponto alto sobre a terceira correntinha do início pois subiremos a próxima carreira do meio.
Segunda Carreira: suba 3 correntinhas e faça mais 2 pontos altos na lateral de correntinhas e 1 pontos alto sobre o primeiro ponto do bloco da carreira anterior, faça 3 correntinhas de separação e faça outro ponto alto sobre o último dos 3 pontos da carreira anterior e mais 3 pontos no espaço de correntinhas. Na sequência faça 6 correntinhas e no mesmo espaço de correntes faça mais 3 pontos altos e pontos alto sobre o primeiro ponto do bloco da carreira anterio conforme imagem acima. Repita dessa forma ao redor de toda a carreira lembrando sempre que as quinas serão sempre 6 correntinhas e entre os blocos serão apenas 3. Feche a segunda carreira com 3 correntinhas e ponto altos sobre a terceira correntinha do início pois continuaremos iniciando as carreiras pela quina, sempre assim para todas as carreiras.
Terceira carreira: suba 3 correntinhas e faça mais 2 pontos altos na lateral de correntinhas e mais 2 pontos um para cada ponto de base, deixando de trabalhar os dois últimos. Faça 3 correntinhas e vá para o centro e faça 1 ponto altos, mais 3 correntinhas, pula 2 pontos de base e a partir do terceiro trabalhe 2 pontos e mais 3 pontos altos no espaço, faça 6 correntinhas e ainda no espaço para virar faça 3 pontos altos e mais 2 sobre os pontos de base. Trabalhe essa sequência conforme imagem acima para toda a carreira.
Quarta carreira: suba 3 correntinhas e faça mais 2 pontos altos na lateral de correntinhas e na sequência trabalhe 3 pontos, um para cada ponto de base, deixando de trabalhar os dois do final. Faça 3 correntinhas e ponto alto no espaço a frente, mais 3 correntinhas e 1 ponto alto no próximo espaço a frente, mas 3 correntinhas pula 2 pontos de base e trabalha um ponto para cada ponto de base, faça 3 pontos no espaço(será assim até o final) e 6 correntinhas para virar o canto. Essa é sua sequência para essa carreira.
Quinta Carreira: suba 3 correntinhas e faça mais 2 pontos altos na lateral de correntinhas e na sequência trabalhe 4 pontos sobre os pontos de base, deixando os 2 últimos sem trabalhar. Faça 3 correntinhas e ponto alto no primeiro espaço a frente, mais 3 correntinhas e ponto alto sobre o próximo ponto alto, mais 3 correntinhas e o terceiro ponto no terceiro espaço a frente conforme a imagem acima. Faça mais 3 correntinhas e pule 2 pontos de base e trabalhe 4 pontos altos uma para cada ponto de base e mais 3 no espaço, 6 correntinhas e começa tudo de novo.
Sexta carreira: suba 3 correntinhas e faça mais 2 pontos altos na lateral de correntinhas e na sequência trabalhe 5 pontos sobre os pontos de base deixando de trabalhar os 2 últimos pontos. Faça 3 correntinhas e ponto alto no próximo espaço a frente, mais 3 correntinhas e vamos 2 pontos altos no espaço, um ponto sobre o ponto central e mais 2 pontos altos no espaço ao lado ficando com 5 pontos altos no centro. Faça mais 3 correntinhas e ponto alto no espaço a frente, mais 3 correntinhas e pula 2 pontos de base e trabalha 5 pontos sobre os pontos de base. Encerre o lado fazendo mais 3 pontos altos no espaço, seis correntinhas e volta tudo de novo.
Sétima carreira: Para tamanhos M e P essa será a última carreira. Tamanho P não precisa reduzir o tamanho do square porque irá adequar para sua medida nas laterais.
suba 3 correntinhas e faça mais 2 pontos altos na lateral de correntinhas e na sequência trabalhe um ponto para cada ponto de base até que restem 2 pontos sem trabalhar. Faça 3 correntinhas e ponto alto no próximo espaço a frente, 3 correntinhas e vamos aumentar os pontos altos no centro. Faça 3 correntinhas e antes dos pontos centrais faça mais 2 pontos no espaço, trabalhe um ponto para cada ponto de base e mais 2 pontos altos no espaço no final. Se precisar subir mais carreiras é sempre assim que vai trabalhar 2 pontos antes, um ponto para cada ponto de base e 2 a mais depois. Agora faça 3 correntinhas e ponto alto no espaço a frente, mais 3 correntinhas e pule 2 pontos de base e trabalhe uma ponto para cada ponto de base e mais 3 pontos no espaço a frente ao final. Faça 6 correntinhas e comece tudo de novo.
Para G faça uma carreira a mais no square seguindo a mesma lógica de aumento e para GG duas carreiras a mais. Não se preocupe porque ele não fecha na largura, nós vamos completar a largura lateral com carreiras de ponto altos e não com o square.
Independente do tamanho cada lado da blusa é formado por 4 quadros costurados. Costure os 4 de cada lado para então fazer a união dos ombros.
Para os ombro começe pela frente fazendo uma carreira com 5 grades para cada lado do ombro. Para as costas será a mesma quantidade de grades, porém serão 3 carreiras para fazer a curva do ombro. A união foi feita em zig zag com 2 correntinhas e ponto baixo em cada lateral da grade trabalhada.
Para a cava do braço meça a partir do ombro para baixo com a fita métrica 20cm, tamanhos G e GG podem chegar até no máximo 22 cm, mais do que isso ficará aberto demais. Marque o local do tamanho da abertura e trabalharemos a partir daí para baixo com ponto altos na lateral dos squares unidos.
Quem não quiser trabalhar pontos altos fechados como fiz pode fazer em ponto grade mesmo. Trabalhei um ponto para cada ponto de base e onde tinham correntinhas trabalhei a quantidade equivalente a elas.
Estou ainda editando o passo a passo descritivo, vou deixar a aula abaixo
Vídeo aula Blusa de crochê fácil e econômica
Gosta de gráficos de crochê? então clica em seguir para ficar por dentro de todos os próximos gráficos que compartilharei por aqui.
Você me encontra também no Instagram @crochesdaleticia
Hoje quero compartilhar com vocês um lindo casaco de crochê com gráficos grátis muito simples de fazer. Esse casaco é composto apenas com carreiras de pontos altos e pontos baixos, apenas isso.
Gosta de gráficos de crochê? então clica em seguir para ficar por dentro de todos os próximos gráficos que compartilharei por aqui.
Você me encontra também no Instagram @crochesdaleticia