quinta-feira, 30 de junho de 2022

Calça de Crochê passo a passo

 Olá meus amores,


Vou compartilhar hoje com vocês o passo a passo de uma calça de crochê filé que fiz para mim há bastante tempo.





Materiais:

03 novelos de Camila Fashiom

Agulha 1,75

1 cinto elástico que mandei fazer no Armarinho.

Comprei 80 cm de elástico para cinto, pois ele precisa de uma sobra de acabamento. Na hora da colocação da ferragem, vão pedir para você medir na cintura para ver se está com um tamanho bom, quando faz o juste para a colcoação da ferragem há perda de tamanho. Compre o elástico de acordo com o tamanho da sua cintura.


Outras opções:

Cordão de correntinhas

Elástico chato

Passo a Passo

Você inicia pela largura do quadril.Para minha largura, tamanho M iniciei com 220 correntinhas você vai trabalhar com sua medida de quadril.Fechou no quadril, é esse seu tamanho que irá trabalhar.Essa tamanho que estou trabalhando ficará bom para quadril entre 96 e 100 cm, 220 correntinhas vai dar.

Se você está fazendo para alguém em quem não poderá medir, pode usar essa tabela de medida:

  • PP entre 92 e 94 cm
  • Entre 96 e 98 cm é considerado P aqui nessa tabela, porém me considero M com 98 cm.
  • Tamanho M entre 100 e 102 cm; tamanho G entren 104 e 106 cm.
  • E GG de 108 a 110 cm de quadril.

Se você está trabalhando com cm, faça o cordão de correntinhas e meça com a fita métrica sem esticar ela.

Trabalhei da cintura até o gancho 17 cm.



Fiz 220 correntinhas para tamanho M e fechei em círculo. Iniciei a calça pela pala para o cinto, então trabalhei uma carreira com pontos altos duplos. Subi 4 correntinhas que é o tamanho do ponto duplo e faço ponto alto duplo na corrente a frente, depois disso faço 2 correntinhas, pulei 2 pontos de base e fiz mais 2 pontos altos duplos na sequência. Toda a carreira será trabalhada dessa forma, 2 correntinhas de separação e dois pontos altos duplos na sequência.

Ao encerrar essa carreira faço uma carreira de pontos baixos, trabalhando um ponto para cada ponto duplo e um ponto baixo para cada corrente de separação também.

A partir da terceira carreira iniciamos o crochê filé que nada mais são que pontos grade. 3 correntinhas para subir e mais uma de espaço, pulo um ponto de base e no seguinte a frente faço 1 ponto alto. Novamente faço uma corrente de espaço, pulo 1 ponto de base e no ponto a frente faço 1 ponto alto. É só isso até o final da carreira, chegou ao final, você vai unir e subir a próxima carreira. Serão 4 carreiras apenas com ponto grade.

Depois dessas 4 carrreiras só na grade, vamos iniciar o padrão de crochê filé da regata coração.



Essa é a base para o ponto utilizado na calça na parte de cima e pernas.

4 correntinhas e vou trabalhar aqui as grades, serão 6 grades entre cada ponto para inciarmos o desenho (coloquei um espaçamento um pouco maior que do gráfico acima que são de 5 grades).

A cada 6 pontos grades eu trabalho desse jeito:

Ponto alto sobre ponto alto, ponto alto no centro e ponto alto sobre ponto alto para dar início ao desenho. Então a cada seis pontos grades trabalhamos um ponto cheio. Trabalhei assim essa carreira toda, para formar o desenho são necessárias 3 carreiras. Precisei ajustar o desenho ao espaço disponível e por isso dois no final ficaram com 5 grades de separação para não ficar apenas o último muito apertado.

Para a segunda carreira do desenho você trabalha em pontos altos fechados um quadro antes, o que foi trabalhado pontos fechados e um quadro depois, ficará parecido com um T e entre um e outro trabalhe pontos grade.

Terceira carreira do desenho volta a fazer 6 grades de separação entre eles trabalhando ponto fechado apenas no quadro central do desenho formando um desenho de +, trabalhe dessa forma a carreira inteira.

Quarta carreira do ponto filé vamos trabalhar o desenho agora nos intervalos deles. E iremos fazer 5 desenhos completos, totalizando 15 carreiras contando com as 3 que já fizemos.

Vou subir 4 correntinhas e sobre o próximo ponto alto a frente vou fazer ponto alto. A partir desse vamos contar 3 grades no quarto vamos trabalhar fechado iniciando um novo desenho. A partir daí vamos voltar a contar 6 grades de separação para iniciar o próximo desenho. As carreiras e o desenho serão sempre iguais se repetindo. Sempre trabalhando a nova carreira de desenhos no intervalo da anterior até o total de 15 carreiras.

Terminando a segunda camada de pontos, para a terceira você trabalha na mesma direção da primeira de base.

Completando as 15 carreiras com 5 vezes esse desenho, volte a trabalhar apenas grades por mais 4 carreiras como foi no início.




Recapitulando: iniciamos a calça com 4 carreiras de grade.
Vamos fazer 15 carreiras com esse desenho.
Sendo que a cada 3 carreiras temos um desenho completo, ficando com 5 desenhos completos nos intervalos entre eles.
E depois dessas 15 mais 4 só com ponto grade.
Serão 19 carreiras no total, porém se sentir necessidade poderá fazer mais carreiras que tanto pode ser em ponto grade apenas ou repetir mais uma do desenho.

Agora vamos fazer o gancho ou cavalo da calça. Vamos fazer as correntinhas para formar o gancho. E vamos trabalhar as pernas individualmente apenas e pontos grade e na últimas carreiras repetiremos o padrão que fizemos na parte de cima. A perna você vai fazer de acordo com seu tamanho.

Para começar dobre a peça ao meio usando por base o ponto inicial da carreira.Faça isso para achar o meio, porque vamos trabalhar exatamente no meio da peça. A quantidade que achei mais adequada foi de 45 correntinhas. Não vai ficar uma calça apertada, vai ficar as pernas folgadinhas.

Faça as 45 correntinhas e no local que você marcou o meio você irá prender as correntinhas e assim dividir a peça em dois lados. Iremos trabalhar primeiro apenas um lado da perna e depois apenas o outro. Onde prendeu as correntinhas com ponto baixíssimo suba 4 correntinhas e volte a trabalhar os pontos grades contornando a peça até chegar às correntinhas feitas. Trabalhe sobre as correntinhas com ponto grade também até fechar a carreira. 


Detalhe do trabalho sobre as correntinhas.


Do gancho até o início do padrão trabalhei 67 carreiras de depois mais 27 carreiras com o padrão feito cima.Serão a mesma quantidade de carreiras para ambas as pernas. Caso seja mais alta, pode fazer mais carreiras tranquilamente, vá fazendo e moldando para ver se o tamanho está satisfatório.

Encerrado o tamanho da calça vamos fazer o acabamento antes de ir para a segunda perna e para isso inicie fazendo uma carreira de pontos baixos(Um ponto baixo no espaço e um ponto baixo sobre o ponto). Daí volto na sequência fazendo a carreira de arcos.Então agora faço 5 correntinhas conto 4 pontos de base e no quinto ponto a frente faço um ponto baixo formando os arcos, vou repetir isso até chegar ao final. Dentro dos arcos trabalhe 2 pontos baixos, picô e mais 2 pontos baixos, repita isso para todos os arcos.


Vai ficar assim o acabamento de cada perna

Para a segunda perna volte lá nas 45 correntinhas que fizemos para o gancho da calça e você vai começar tudo de novo para trabalhar a segunda perna trabalhando os pontos grades tanto na parte da abertura ainda não trabalhada, quando sobre a parte de baixo que sobrou das correntinhas, coincidindo os pontos.








Vídeo aula completa Calça de crochê filé


Gosta de gráficos de crochê? então clica em seguir para ficar por dentro de todos os próximos gráficos que compartilharei por aqui.

Você me encontra também no Instagram @crochesdaleticia
Beijos!


Um comentário: