Translate

sábado, 19 de março de 2016

Reforma de Rack de Computador (móvel tipo Casas Bahia)

Olá meninas,

     Passei algumas semanas sumida porque estava sem o notebook, mas não estive parada, aproveitei o tempo para iniciar a organização do meu ateliê doméstico. Com o tempo toda crocheteira acaba acumulando restos de linhas e diversos outros materiais, além de muitos livros e cadernos também já que ainda estou na faculdade. Bom, meu espaço estava uma bagunça e isso estava me angustiando, nada estava legal. Desejo ter um local organizado, bonito e inspirativo, afinal quem trabalha com artesanato necessita de inspiração para desenvolver seu estilo. 
      Comecei o processo de organização fazendo uma reforma no Rack local onde estudo tanto as matérias da faculdade, quanto ideias e técnicas de crochê. Ele já é bem velhinho e devido a mudanças estava com vários buracos nos locais dos parafusos. Além do mais, a cor era muito escura e eu quero móveis em branco e com ar vintage.
 Para fazer a reforma do seu também você irá precisar:
Lixa
Massa para madeira
Tinta acrílica ou PVA branca
Guardanapo para decoupagem ou outro papel estampado de sua preferência
Cola (usei cola branca normal)
Stencil de sua preferência
Verniz incolor spray
 Limpe bem a peça e lixe ela inteira, pode lixar com vontade para que a tinta pegue, se não lixar não dará certo.

 A minha peça estava com vários buracos, se a sua também estiver preencha com a massa para madeira com a ajuda de uma espátula pequena (você compra em lojas para artesanato).


 Para ficar nivelado precisei dar algumas demãos da massa até ficar como queria, entre uma e outra são cerca de 4 horas, a depender da extensão ou profundidade do local a ser aplicado, podendo até ser mais. Quando a massa secar ela vai reduzir e rachar, quando isso acontecer com certeza está bem seca, basta aplicar outra. Quando chegar ao ponto desejado e estando bem seco, lixe o que houver passado para nivelar melhor.

 Dilua a tinta acrílica em uma vasilha com um pouco de água, mas não deixe muito líquida. Com a ajuda de um rolo de espuma pinte todo o móvel e faça os cantos com a ajuda de um pincel de cerdas macias. Não pinte o móvel todo com o pincel pois ficará as marcas das cerdas na peça e o resultado não ficará perfeito. Aplique quantas demãos forem necessárias, deixando a peça secar bem entre uma e outra. Na primeira parece que não dará certo, é assim mesmo, quanto mais escura for a peça, maior será a quantidade de demãos a serem aplicadas.


Quando ele chegou a cor que eu queria colei o guardanapo de decoupagem, fiz o acabamento com a ajuda de uma lixa e  passei a cola um pouco diluída em água por cima para impermeabilizar. Depois de seco passei o Craquelex Color cor rosa chá sobre a decoupagem, a aplicação é bem fácil, basta seguir a instrução da caixa. Essa parte é totalmente opcional, pode deixar em branco que vai ficar bonito também.

 Com a massa para madeira e um stencil fiz o detalhe com a letra do meu nome na parte de baixo do rack e deixei secar. Fiz outros detalhes e deixei em branco mesmo.
 Não sei se dá pra ver rsrsrs
 Para pintar peguei um pouco da massa e com um pigmento corante vermelho fiz a cor que queria e coloquei o stencil em cima (ele encaixa certinho) e reapliquei a massa. Essa é apenas uma das técnicas de pintura.
Aproveitei a tinta e pintei também o cesto que guardo peças prontas, ele já é antigo e tinha também uma cor escura (estava muito feio rsrsrs) e ficou assim fofíssimo.

Esse foi o resultado final e estou in love com o meu rack, vou estudar com mais alegria agora rsrsrs...em breve compartilho o trabalho que fiz com caixotes para organizar meus materiais e livros.

Até mais!
 ;)