terça-feira, 2 de julho de 2019

Biquíni de crochê com passo a passo - Atualizado



Olá meus amores!

Hoje vou compartilhar com vocês o passo a passo de uma calcinha de biquíni de crochê super fácil de fazer. Essa fiz no olhômetro através de uma imagem do Pinterest. Fiz ela a pedido de minha amiga e modelo Mirian Mendes, o instagram dela é o @mirianmendes_ e só fiz a calcinha porque ela irá usar com uma parte de cima de malha que já tem em casa. Quem não desejar fazer fio dental basta repetir para as costas o mesmo que fez na frente e terá uma calcinha mais comportadinha.

Essa foi a imagem inspiração


Fiz algumas alterações nela bem pequenas e vou colocar o passo a passo para você também fazer ela.

Materiais:
01 novelo de Anne cor 5556
Agulha 1,75
Forro para biquíni
Agulha  e linha de costura (para costurar o forro)

Passo a passo biquíni de crochê

Inicie fazendo 10 pontos altos (usei a técnica início sem correntinhas), pode fazer usando correntinhas também ( se achar muito estreita para você faça 2 ou 3 pontos a mais). Trabalhe mais duas carreiras com a mesma quantidade de pontos, ficando com 3 carreiras de 10 pontos altos. A partir da quarta carreira inicia os aumentos que serão sempre no centro. Trabalhei 5 pontos altos ( fiz os pontos pegando na alça de trás do ponto para criar uma bordinha bonitinha) e entre o quinto e o sexto ponto fiz 3 pontos altos no mesmo lugar e continuei trabalhando os outros 5 pontos. 

A imagem em close da primeira carreira com os aumentos no centro e os demais pontos trabalhados apenas na alça de trás dos pontos da carreira anterior.


A partir daí trabalhe os 3 aumentos no centro para todas as carreiras, fazendo o detalhe da borda carreira sim, carreira não, de forma que o detalhe sempre fique para o mesmo lado. O lado em que ficar o detalhe será considerado o direito da peça. Os aumentos serão feitos no ponto central dos aumentos da carreira anterior, cuidado para não pular pontos quando estiver trabalhando para que um lado não fique com mais pontos que o outro.




A minha ficou com 17 cm, se gosta de calcinha mais alta pode chegar até 19 cm.
No total foram 15 carreiras com aumentos.


Concluída essa etapa trabalhei pontos grades nas laterais (pode ser em pontos altos fechados ou alternando um carreira de ponto grade e outra de pontos altos). Todas as diminuições nessa parte foram feitas apenas na parte de cima e reduzi em todas as carreiras. A quantidade de grades iniciais foram 8 e reduzi até ficar apenas uma grade (8 carreiras de reduções). O ponto grade é muito simples composto de 1 ponto alto + 1 correntinhas, pula um ponto de base e faz ponto alto no ponto seguinte a frente.



Ao terminar as reduções do ponto grade fiz direto 90 correntinhas e voltei trabalhando meios pontos altos sobre ela para fazer a fita lateral. Repeti o processo para o outro lado e ao final da segunda fita fiz uma carreira de pontos baixos na parte de cima como acabamento.




Para as costas recomecei no fundo da calcinha e para a primeira carreira das costas fiz duas reduções uma no início da carreira e uma no final ficaria com 8 pontos, porém acabei pulando um ponto sem querer e fiquei com 7, mas decidi não corrigir quando percebi o erro. Assim trabalhei carreira de ida e vonda com 7 pontos altos por 11 carreiras depois da primeira de diminuição ficando com 12 carreiras até aqui. Caso seu tamanho seja G pode trabalhar umas 3 ou 4 carreiras a mais nessa parte. A partir da 13 carreira voltei a trabalhar como na parte da frente fazendo aumentos de 3 pontos altos no centro da peça e fazendo a borda pegando na alça de trás carreira sim, carreira não (não é obrigatório, mas cria um detalhe a mais no seu biquíni). Fiz 7 carreiras no total com aumentos ficando com 1 carreira a mais que a frente, optei por fazer uma carreira a mais para que a última ficasse com a bordinha. 

Caso queira tamanho P, para as costas trabalhe apenas 8 carreiras de pontos altos incluindo a primeira de diminuição e a partir da 19ª carreira trabalhe entre 7 carreiras com aumentos de 3 pontos altos no centro como foi trabalhado na parte da frente.





Trabalhei novamente as grades para formar as laterais, uma de cada vez, e iniciei com 4 grades e a redução. Dessa vez não trabalhei redução em todas as carreiras para não ficar muito pequeno, fiz carreira sim, carreira não, dessa forma em vez de ficar com apenas 4 carreiras fiquei com 6 carreiras de grades. Ao final fiz as 90 correntinhas e voltei trabalhando em meios pontos altos unindo com ponto baixíssimo sobre a grade de base. Repeti o processo para o outro e depois de unir o laço a base segui fazendo ponto baixos na parte de cima.




Ao final fiz uma carreira de pontos baixos para cada lateral como acabamentos.
Caso goste da parte das costas mais larga na parte de cima, basta trabalhar um ou duas carreiras de meios pontos altos indo do início da fita até a primeira carreira de aumentos de 3 pontos altos, apenas na altura das costas. Faça isso para cada lado. Veja abaixo como fica o resultado:


Essa ficou tamanho P (tb tem 15 carreiras com aumentos na frente, porém como a tensão do meu pontos está mais apertada ficou menor que a primeira feita como se eu tivesse trabalhado uma carreira a menos)



Por último corte o forro no formado do fundo deixando um dedo  como margem de costura nas laterais. Alfinetei e costurei usando uma agulha de costura e linha para costura na cor da peça.




Para as que não sabem costurar forro vou deixar abaixo uma vídeo aula que irá te ajudar:

Vídeo aula como colocar forro em biquíni de crochê

Espero que tenham gostado dessa publicação e se ficou alguma dúvida pode me perguntar no comentários. Te convido a seguir o blog para ficar por dentro de todas as novidades e compartilhar essa publicação com suas amigas crocheteiras. Beijos!

15 comentários:

  1. Amei,obrigado por compartilhar!!!👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. 👏👏👏👏👏 parabéns vc arrasa! 😍

    ResponderExcluir
  3. Ficou perfeitoooooo, muito obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco 😍😍

    ResponderExcluir
  4. ficou perfeito 😍😍 você tem o gráfico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, nunca encontrei o gráfico dele, fiz no olhômetro, mas já gravei vídeo aula dela, vou deixar o link abaixo:
      https://www.youtube.com/watch?v=dnq8SKgJP7Y

      Excluir
  5. Amadaa, a calcinha ficou partindo a laririssinha , onq eu faço? Acredito seja pelo aumento nos pontos do meio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só vi agora a pergunta, acredito que nesse caso seria iniciar a base um pouco mais larga e iniciar os aumentos um pouco mais acima, porque tirar os aumentos do centro muda o desenho da calcinha que vai ficar igual as demais com aumentos nas laterais.Ou fazer os aumentos laterais para as primeiras carreiras e a partir do meio trabalhar os aumentos centrais para manter o desenho.

      Excluir
  6. Muito bem explicado, Deus abençoe você por ter compartilhado conosco!!😍💌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, muito obrigadaaa! fico muito feliz que tenha gostado, que Deus te abençoe também!😍😍

      Excluir