quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Cropped colorido crochê passo a passo

 Olá meus amores,


Ano passado compartilhei um gráfico de cropped de crochê todo colorido que foi amor a primeira vista, inclusive a publicação dele (que tem outros gráficos também) é uma das mais visitadas atualmente aqui no blog. Como estava com bastante sobras que sozinhas não davam uma peça de tamanho bom, resolvi que era hora de testar o gráfico, que aliás é muito simples de seguir até para iniciantes em leitura de gráficos. Claro fiz algumas pequenas modificações porque sou assim mesmo, gosto de adequar os gráficos ao meu gosto pessoal. Vou mostrar aqui abaixo o gráfico e como ficou o resultado de minha versão dele.

Gráfico do Cropped de crochê colorido



Minha versão do cropped de crochê colorido





Para fazer um igual a esse você irá precisar:

agulha 1,75

Fios compatíveis com essa agulha: Anne, Camila Fashion, Bella Fashion, Brunella etc

usei tb Camila 1000 em fio duplo e Cléa 1000 em fio duplo (apenas essas em fio duplo para ficarem compatíveis com a agulha 1,75)


Eu separei os gráficos frente e costas para você entender melhor como funciona a peça, porém como é um recorte do original a qualidade desses não estará muito boa. Para sua leitura use o original acima, esses são apenas explicativos.


A peça inicia com um quadradinho da vovó com duas carreiras apenas. São trabalhados blocos de 3 pontos altos, separados por 3 corretinhas (na minha peça a frente foi trabalhada com 2 correntinhas de separação, porque não percebi logo que eram de 3, quando notei isso já estava em quase metade da frente e só corrigi para as costas).

Abaixo vou deixar fotos detalhadas do passo a passo 

Trabalhei a transição de cor a cada duas carreiras, mas você pode trabalhar como desejar, inclusive fazendo com cor única.

Inicie usando a primeira correntinha como círculo mágico. Então fiz 4 correntinhas, voltei na primeira e fiz mais 2 pontos altos, duas correntinhas de separação e mais 3 pontos altos até ter 4 cantos (você pode fazer 3 correntinhas de separação como indica o gráfico). No último canto eu encerrei a carreira fazendo meio ponto alto sobre a terceira correntinha do início que equivale às duas correntinhas e assim eu já subi a carreira seguinte (para quem está trabalhando de 3 correntinhas faz o ponto alto mesmo que esquivale às 3 correntinhas de separação.

Na segunda carreira trabalha 3 pontos altos, duas correntinhas e mais 3 pontos altos (vc já sabe que sempre que eu falar duas correntinhas você pode fazer 3 como no gráfico, tá). Essa carreira trabalha s cantinhos apenas.

Na terceira carreira trabalhamos apenas 3 lados do square. Inicie subindo 3 correntinhas e mais 2 pontos altos na primeira quina, duas corr. e 3 pontos altos no espaço a frente, duas correntinhas e quina dentro da quina, duas corr. e 3 pontos altos(ponto bloco) no próximo espaço a frente, mais 2 corr. e 3 pontos altos sobre a quina. Encerre aí.
Quarta carreira: Depois disso vamos trabalhar apenas na primeira metade do que trabalhamos. Volte onde iniciou a carreira anterior e faça um nó com o fio, suba 3 correntinhas e mais 2 de separação e vá fazer ponto bloco no próximo espaço a frente. Trabalhe apenas até a quina da carreira anterior.

Quinta carreira: novamente suba 3 correntinhas, mais 2 de separação e trabalhe os blocos no espaços sempre separados por duas correntinhas até o fim da carreira.

Você precisa trabalhar desse forma por 6 carreiras, vamos ficar com 9 carreiras do início até aqui. A partir da décima carreira iniciaremos os aumentos do decote.

Décima carreira: inicie com outra cor, então fiz 3 correntinhas para subir e mais duas de separação, trabalhei os pontos blocos separados por duas correntinhas, no último espaço da carreira trabalhei meu primeiro aumento, a saber, um ponto leque de 3 pontos altos, duas correntinhas e mais 3 pontos alto.

Décima primeira carreira: virei o trabalho subindo 3 correntinhas e trabalhando leque dentro do leque, fiz pontos blocos até o final dessa carreira e encerrei para mudar de cor.


Serão 5 carreiras com aumentos em apenas uma das laterais, encerrando com ponto alto depois do leque e iniciando o o próximo leque com 3 correntinhas e depois leque dentro do leque para que a lateral fique bem retinha e o decote fique bonito.


Na décima quarta carreira iniciamos os aumentos para a cava do braço e continuaremos com os aumentos do decote. Para fazer o aumento da cava do braço eu fiz 2 correntinhas a mais depois do último ponto bloco e fiz ponto alto no mesmo lugar (se estiver iniciando a carreira com outra cor você sobe 3 correntinhas mais 2 (ou 3 caso esteja trabalhando de 3 de separação) e faz 3 pontos altos no mesmo espaço).

Décima quinta carreira: iniciei com 3 correntinhas e mais 2 de separação e no espaço extra de correntinhas fiz mais 3 pontos altos, trabalhei os blocos separados por duas correntinhas até o final da carreira onde fiz outro auamento de ponto leque encerrando a carreira com um ponto alto sobre a terceira correntinha da carreira anterior.

Serão 5 carreiras de aumentos em ambos os lados conforme a imagem acima, ficaremos até aqui com 19 carreiras.

A partir da vigésima carreira paramos os aumentos na cava do braço e vamos começar a abrir o outro ombro.

Vigésima carreira: Sobre o último aumento da carreira anterior eu subi 3 correntinhas e fiz mais 2 pontos no espaço extra de correntinhas. Trabalhei os blocos até o o final, trabalhei leque dentro do leque e sobre a terceira correntinha da carreira anterior fiz 3 pontos altos no mesmo lugar, esse é nosso primeiro aumento do outro ombro.

Vigésima segunda carreira: Sobre o último ponto alto da carreira anterior eu subi 3 correntinhas e fiz mais 2 pontos altos no mesmo lugar, duas correntinhas e ponto bloco no espaço a frente, duas correntinhas e leque dentro do leque (ele agora funciona como quina na peça). Trabalho os pontos blocos até o final da carreira sem qualquer aumento na parte da cava do braço, que a partir daqui desce reto.

Sigo essa lógica de aumentos por 10 carreiras conforme imagem abaixo:


Até aqui estamos com 29 carreiras.


Agora precisamos subir as correntinhas para o tamanho total do ombro.  Para quem está trabalhando com o espaçamento de 2 correntinhas vai fazer 23 correntinhas, mas para quem está trabalhando com o espaçamento de 3 correntinhas vai fazer 27 correntinhas.


Trigésima carreira: Inicie a carreira normalmente até chegar às correntinhas. Depois do último ponto bloco trabalhar duas corretinhas (ou 3 se for o caso) e sobre a primeira corrente de base trabalhar 3 pontos sequências (um para cada corrente de base), duas correntinhas, pula 2 corr. de base e mais 3 pontos (para quem está trabalhando com 3 correntinhas, vai pular 3 corr. de base).


A partir daqui não trabalhamos mais qualquer aumento por 5 carreiras conforme pode ver nas imagens acima e abaixo


Até aqui estamos com 34 carreiras


A partir da trigésima quinta carreira vamos fazer as reduções para a outra cava do braço



Costas 

As costas inicia direto na parte de cima do ombro conforme mostra no gráfico


Iniciei pelo ombro esquerdo subindo 3 correntinhas, mais 3 de espaço e trabalhei 2 pontos blocos no espaços a frente, encerrei com 3 correntinhas e ponto alto sobre a corrente de base.

Fiz 48 correntinhas e fui para o ombro direito.


Sobre o ombro direito fiz 3 blocos de 3 pontos altos separados por 3 correntinhas encerrando a carreira.
Virei o trabalho subi 3 correntinhas , mais 3 de espaço e trabalhei os blocos.
Deve trabalhar 14 carreiras sem qualquer aumento ou diminução, com mais a carreira inicial nos ombros ficaremos com 15.

A partir da décima sexta carreira faremos aumentos para a cava do braço. Os aumentos deverão ser feitos em ambos os lados da peça, porém o gráfico indica aumentos diferentes para cada lado como poderão ver nas próximas imagens.


Lado direito do ombro aumentos de 3 pontos altos sobre o último ponto da carreira, por seis carreiras.


Lado esquerdo do ombro aumentos de 3 correntinhas e ponto alto sobre o último ponto, ou quando for subindo 3 correntinhas para subir, mas 3 se separação e ponto alto no espaço da carreira anterior conforme imagem acima. Faça esse aumento tabém por 6 carreiras, ao final estaremos com 21 carreiras contadas a partir do início nos ombros.


Vai abrindo dessa forma.

A partir da vigésima segunda carreira trabalhe reto novamente sem fazer aumentos ou diminuições, porque a partir daqui será o corpo da peça. Serão 20 carreiras trabalhadas retas. Ao terminar a vigésima carreira a partir do decote vamos fechar as laterais.

Nessa imagem ainda não havia concluido às costas, testei na manequim apenas para ver como estava ficando. Nesse ponto percebi que ela daria bem para tamanho P, porém ficaria muito apertada para tamanho M, então decidi fazer uma carreira a mais de ponto grade em ambas as lateriais frente e costas da peça.


Quando terminei a última carreira das costas eu não cortei o fio, apenas virei de lado e comecei uma carreira de pontos blocos na lateral, caso necessite poderá fazer 2. Aí sim cortei o fio para poder repetir  esse aumento do lado da frente também e ao finl da carreira uni ambos o lado fazendo 3 correntinhas e ponto baixo nos espaços de correntinhas, tipo zig zag.


Detalhe em close da costura lateral.


Fiz os acabamentos em pontos baixos, duas carreiras, nas cavas do braço e também decote.


Para aumentar o tamanho da peça no comprimento fiz uma carreira a mais de ponto bloco circulando toda a peça e na sequência fiz 3 carreiras do ponto fantasia do gráfico abaixo. Você poderá trabalhar mais carreiras se desejar um barrado mais longo.


Esse foi o gráfico utilizado para o barrado.

Esse ponto fantasia é muito simples, consiste apenas em pontos leques de 3 pontos eu coloquei duas correntinhas e 3 pontos. Na primeira carreira o ponto leque será com pontos altos duplos e a carreira seguinte com ponto alto simples e vai trabalhando assim de forma alternada.

Abaixo você pode conferir a vídeo aula completa para tirar suas dúvidas.

Cropped colorido em crochê vídeo aula completa



Publicação original com gráficos de croppeds de crochê


Gosta de gráficos de crochê? então clica em seguir para ficar por dentro de todos os próximos gráficos que compartilharei por aqui.

Você me encontra também no Instagram @crochesdaleticia
Beijos!

2 comentários: