quinta-feira, 31 de março de 2016

Diário de Costura: aventuras de uma iniciante

Olá meninas,

Recebi ontem no final da manhã minha máquina de costura, ela foi presente de aniversário de meus pais, estava em cólicas pela chegada dela. Buscando máquinas na internet com minha mãe encontramos a Steam Max SM530 com 08 pontos de costura, com valor muitoooo em conta pela Ricardo Eletro, mesmo adicionando o valor de transporte. Antes de decidir comprar pela internet fiz a pesquisa local, mas os preços de máquinas em Itabuna está bem salgado. Ela chegou duas semanas após o pedido e antes do prazo estipulado no site (o que foi ótimo =D). Quando criança minha mãe quis me ensinar a costurar, mas só gostava do crochê e achava que não tinha talento para a costura, mas nos últimos anos cresceu em mim o desejo de aprender essa arte tanto para confeccionar minhas próprias roupas, quanto para fazer forros para roupas de crochê. Não vou deixar de compartilhar paps de crochê e gráficos, mas quero compartilhar também as aventuras do novo aprendizado.

Essa é a máquina, é pequena , leve e muito bonita, mas o principal para mim é fácil de usar. Chegou com a linha na agulha e um pedacinho de pano com o teste dos pontos, o que foi ótimo para mim que não bati cabeça para aprender a colocar a linha. Claro que terei que aprender logo, mas foi bom já ir começando a brincar com ela rsrsrs. Minha única reclamação no momento é que não veio o DVD explicativo da máquina, mas o YouTube está aí pra salvar nossas vidas e antes de começar a usá-la assisti por lá um vídeo explicativo da máquina.
 
 
Ela vem com essas peças anexas.

Como ainda não tenho uma mesa própria para ela, coloquei na estante de computador mesmo para já começar a utilizar. Ela vem com pedal, mas pode ser usada sem pedal também e tanto funciona na energia como com pilhas o que é ótimo caso queira leva-la para viagem.


 Como eu nunca tinha costurado na máquina, resolvi começar costurando no papel mesmo para treinar a costura reta antes de partir para o tecido. Fiz linhas verticais com a ajuda de uma régua e fui para máquina treinar (fica a dica para outras iniciantes).


 Depois de algum treino peguei um tecido que tinha em casa, recortei, marquei com o lápis o local da costura e alfinetei para fazer uma capa de almofada para minha cadeira do ateliê. Costurei devagar, fiz acabamentos para não desfiar (não tenho overlok ), virei e enchi.


Fiz uns pomponzinhos e coloquei na parte superior, aproveitei Pretinha que tinha se apossado da cadeira para servir de modelo rsrs....essa foi minha primeira peça, nada impressionante eu sei, mas para quem nunca tinha tocado na máquina de costura foi emocionante demais ver que deu certo e que posso aprender a costurar. Estou muito empolgada para comprar tecidos e começar a fazer outras peças, a medida que for fazendo vou compartilhando aqui os resultados e dificuldades encontrados.

Até mais!

segunda-feira, 28 de março de 2016

Gráficos de tapetes em crochê

Olá meninas,

Sou apaixonada por tapetes em crochê e estou pesquisando gráficos para decidir o que fazer para minha casa e quero compartilha-los com vocês. Nenhum desses gráficos são de minha autoria, todos foram encontrados na pesquisa de imagens.










Ainda não decidi o gráfico que vou usar, mas quando fizer publico aqui.

Até mais e uma semana criativa para todas ;)

sexta-feira, 25 de março de 2016

Inspirações em crochê para o Outono parte 2

Olá meninas crocheteiras,

     Hoje as inspirações serão em golas e cachecóis. São acessórios muito charmosos e fáceis de fazer, em muitos casos demandam pouco de tempo de execução, então não perca tempo, mãos a obra e arrase nos looks de outono.
Comecemos pelas golas, fiz uma seleção na internet de algumas que amei e pretendo fazer um dia para mim e quero compartilhar com vocês.







Agora algumas inspirações em cachecóis.






Essas são algumas ideias para nos inspirar a crochetar para esse outono e encantarmos a todos por onde passarmos rsrsrs...

Feliz páscoa!

terça-feira, 22 de março de 2016

Inspirações em crochê para o Outono parte I

Olá meninas crocheteiras,

O outono chegou, apesar de aqui no Sul da Bahia ainda parecer verão, em muitos estados brasileiros já estão podendo desfrutar de uma temperatura mais amena (invejinha rsrsrs). Trago hoje inspirações de roupas em crochê para essa meia estação, espero que gostem.


 A receita completa dessa blusa está no site da cículo.
 Muita linda essa blusa, porém não encontrei receita.

 Se alguém tiver a receita dessa blusa, pelo amor de Deus me passe rsrs



 Encontrei essa ideia no AliExpress
 Existe vídeo aula dessa blusa no youtube, blusa Ana Maria.
 Receita completa no site da círculo.
Não me recordo em que site encontrei essa, porém não é difícil de fazer sem receita.

Essas são apenas algumas ideias, na net você encontra muitas outras é só saber procurar. Espero que as tenham inspirado, como inspirou  a mim.

Até breve! ;)

sábado, 19 de março de 2016

Reforma de Rack de Computador (móvel tipo Casas Bahia)

Olá meninas,

     Passei algumas semanas sumida porque estava sem o notebook, mas não estive parada, aproveitei o tempo para iniciar a organização do meu ateliê doméstico. Com o tempo toda crocheteira acaba acumulando restos de linhas e diversos outros materiais, além de muitos livros e cadernos também já que ainda estou na faculdade. Bom, meu espaço estava uma bagunça e isso estava me angustiando, nada estava legal. Desejo ter um local organizado, bonito e inspirativo, afinal quem trabalha com artesanato necessita de inspiração para desenvolver seu estilo. 
      Comecei o processo de organização fazendo uma reforma no Rack local onde estudo tanto as matérias da faculdade, quanto ideias e técnicas de crochê. Ele já é bem velhinho e devido a mudanças estava com vários buracos nos locais dos parafusos. Além do mais, a cor era muito escura e eu quero móveis em branco e com ar vintage.
 Para fazer a reforma do seu também você irá precisar:
Lixa
Massa para madeira
Tinta acrílica ou PVA branca
Guardanapo para decoupagem ou outro papel estampado de sua preferência
Cola (usei cola branca normal)
Stencil de sua preferência
Verniz incolor spray
 Limpe bem a peça e lixe ela inteira, pode lixar com vontade para que a tinta pegue, se não lixar não dará certo.

 A minha peça estava com vários buracos, se a sua também estiver preencha com a massa para madeira com a ajuda de uma espátula pequena (você compra em lojas para artesanato).


 Para ficar nivelado precisei dar algumas demãos da massa até ficar como queria, entre uma e outra são cerca de 4 horas, a depender da extensão ou profundidade do local a ser aplicado, podendo até ser mais. Quando a massa secar ela vai reduzir e rachar, quando isso acontecer com certeza está bem seca, basta aplicar outra. Quando chegar ao ponto desejado e estando bem seco, lixe o que houver passado para nivelar melhor.

 Dilua a tinta acrílica em uma vasilha com um pouco de água, mas não deixe muito líquida. Com a ajuda de um rolo de espuma pinte todo o móvel e faça os cantos com a ajuda de um pincel de cerdas macias. Não pinte o móvel todo com o pincel pois ficará as marcas das cerdas na peça e o resultado não ficará perfeito. Aplique quantas demãos forem necessárias, deixando a peça secar bem entre uma e outra. Na primeira parece que não dará certo, é assim mesmo, quanto mais escura for a peça, maior será a quantidade de demãos a serem aplicadas.


Quando ele chegou a cor que eu queria colei o guardanapo de decoupagem, fiz o acabamento com a ajuda de uma lixa e  passei a cola um pouco diluída em água por cima para impermeabilizar. Depois de seco passei o Craquelex Color cor rosa chá sobre a decoupagem, a aplicação é bem fácil, basta seguir a instrução da caixa. Essa parte é totalmente opcional, pode deixar em branco que vai ficar bonito também.

 Com a massa para madeira e um stencil fiz o detalhe com a letra do meu nome na parte de baixo do rack e deixei secar. Fiz outros detalhes e deixei em branco mesmo.
 Não sei se dá pra ver rsrsrs
 Para pintar peguei um pouco da massa e com um pigmento corante vermelho fiz a cor que queria e coloquei o stencil em cima (ele encaixa certinho) e reapliquei a massa. Essa é apenas uma das técnicas de pintura.
Aproveitei a tinta e pintei também o cesto que guardo peças prontas, ele já é antigo e tinha também uma cor escura (estava muito feio rsrsrs) e ficou assim fofíssimo.

Esse foi o resultado final e estou in love com o meu rack, vou estudar com mais alegria agora rsrsrs...em breve compartilho o trabalho que fiz com caixotes para organizar meus materiais e livros.

Até mais!
 ;)