Olá meus amores!
Hoje vou mostrar a vocês o passo a passo do maiô de crochê que fiz exclusivamente para minha amiga Miriam Mendes para as suas fotos de pré-casamento.
Editado: A foto que mostrava como o maiô vestia atrás foi removida porque o google acha que qualquer foto de maiô em que mostre as costas seja conteúdo sexual e impróprio e estava restringindo minha publicação.
Tamanho P
Materiais:
2 novelos de Verano na cor favorita
1 novelo de Cléa 500 na mesma cor da Verano
Agulha Duna nº 3
forro para biquíni
Trabalhado em fio duplo (1 fio da verano junto com 1 fio da Cléa 500
Inicie pelo bojo e reserve
Bojo:
Faça 14 pontos altos e no 14º ponto faça mais 2 pontos no mesmo lugar, + 2 corr. para virar e mais 3 pontos altos no mesmo lugar, trabalhe ponto sobre ponto até o final da carreira.
Suba 3 correntinhas e trabalhe os pontos da carreira anterior, no centro das corr faça + 2 pontos altos, 2 corr e + 2 pontos altos, trabalhando o restante dos ponto até o final da carreira. A partir da 3ª carreira trabalhei carreiras alternadas em que pegava apenas na alça de traz dos pontos da carreira anterior para criar um friso no bojo (deixa mais bonito, mas não é obrigatório e não influencia no tamanho). Para todas as carreiras vai trabalhar os pontos da carreira anterior e vai fazer os aumentos centrais de 2 pontos altos, 2 corr e + 2 pontos altos.
Quantidade de carreiras para os bojos
Tamanho P: 6 carreiras
Tamanho M:8 carreiras
Tamanho G: 10 carreiras
Tamanho GG: 12 carreiras
(sempre verifique se o tamanho realmente ficou bom para você visto que a depender da tensão do seu ponto pode precisar de mais ou menos carreiras.)
Calcinha do maiô
Iniciamos pelo fundo
Inicie com 7 pontos altos.
Trabalhe carreiras de ida e vinda sem aumentos nem diminuições por 8 carreiras.
Na 9ª carreira trabalhe os pontos pegando apenas na alça de trás dos pontos da carreira anterior criando uma bordinha ou friso, será um detalhe bonito no maiô . Faça os primeiros 3 pontos dessa forma, no quarto ponto trabalhe nele 3 pontos altos no mesmo lugar e volte a trabalhar os último 3 pontos pegando na alça de trás mais uma vez. Irá fazer essa bordinha carreira sim, carreira não alternando, ficando o friso sempre para o mesmo lado,isso determinará a frente e o avesso da peça.
Na 10ª trabalhe normalmente fazendo o aumento de 3 pontos altos no ponto central da carreira. Repita esse processo até obter 7 carreiras com aumentos. Caso esteja trabalhando tamanho M trabalhe duas ou três carreiras a mais e G duas ou três a mais que o tamanho M e assim por diante. Se estiver fazendo para você molde para ver se está bom ou use um biquíni seu para verificar se o tamanho estiver de acordo.
A partir daí trabalhe um lado de cada vez fazendo pontos de grade (ponto alto, correntinha e ponto alto). Trabalhe reduções desde a primeira carreira conforme imagem abaixo:
Trabalhe até restar apenas 1 bloco,a partir daí faça 90 correntinhas e volte trabalhando com meios pontos altos, encerre com ponto baixíssimo e comece novamente do outro lado igual, conforme imagem abaixo:
Feito os dois lados da parte de traz da calcinha, corte o fio e agora inicie novamente lá na primeira carreira feita. Trabalhe a frente diretamente nessa primeira carreira e faça mais duas carreiras iguais com 7 pontos altos.
A partir da terceira carreira da frente inicie o trabalho igual ao feito atrás fazendo os pontos altos pegando apenas na alça detrás do ponto carreira sim carreira não e sempre fazendo aumentos no centro de 3 pontos altos juntos. Serão no total 13 carreiras de pontos altos com 3 aumentos centrais. Caso esteja fazendo tamanho maior que P para cada tamanho aumentar de 2 a 3 carreiras a mais na calcinha.
A partir daí iniciaremos o corpo do maiô de crochê
1ª CARREIRA: No primeiro ponto da carreira suba 3 correntinhas e faça 1 ponto alto no ponto seguinte a frente. Pule 2 pontos de base e no terceiro ponto a frente trabalhe 1 ponto leque de 2 pontos altos, 2 corr. e + 2 pontos altos. Faça 3 corren. na sequência e pule 3 pontos de base e no quarto ponto a frente faça 1 ponto baixo, faça + 2 arcos de 5 correntinhas sempre pulando 2 pontos de base. Faça mais 3 correntinhas, pule 2 pontos de base e sobre o ponto central da base faça um ponto V com 1 ponto alto, 3 corr. e 1 ponto alto. Repita a mesma sequência de pontos para o outro lado.
Caso tenha trabalhado carreiras a mais a quantidade de pontos de base será diferente, nesse caso adeque as distâncias sem aumentar quantidade de pontos de forma ao ponto V ficar exatamente no centro da calcinha.
2ª CARREIRA: inicie com 3 corre. e 1 ponto alto no ponto seguinte, sobre o primeiro ponto alto do leque da carreira anterior faça um ponto relevo de forma que ele fique para o mesmo lado dos detalhes que fizemos na calcinha, considere sempre essa a frente da peça. depois que fizer o ponto relevo faça outro leque dentro do leque da carreira anterior e mais um ponto relevo no último ponto do leque da carreira anterior. Na sequência faça 3 corr. e ponto baixo sobre as corr. repite os arcos de 5 corr. como na carreira anterior (a quantidade de arcos não deve diminuir, nem aumentar), faça 3 corr. e sobre o ponto V (vamos fazer um aumento para ficar com 2 leques no meio) faça: 2 pontos altos, 2 corr. + 2 pontos altos, + 2 corr. e termine com 2 pontos altos, na sequência faça 3 corr. e trabalhe o restante como no início.
3ª CARREIRA: suba 3 corr e faça 1 ponto alto, sobre o ponto relevo da carreira anterior faça ou relevo (de forma que sempre fique para a frente), dentro do leque faça outro leque igual e ponto relevo, sobre o ponto relevo da carreira anterior. Faça 3 corr. e ponto baixo sobre as 3 corr. da carreira anterior e na sequência trabalhe os dois arcos de 5 corr e + 3 corr para chegar ao centro. Sobre o 1º ponto alto do centro faça 1 ponto relevo(deve ficar para o lado direito tb). Dentro do 1º espaço criado trabalhe um ponto leque de 2 pontos altos + 2 corr e + 2 pontos altos. Sobre aqueles dois pontos altos do meio trabalhe 2 relevos sobre eles e no segundo espaço faça outro leque finalizando no último ponto do aumento central com 1 ponto relevo. Faça mais 3 corr. e repita como no início.
4ª CARREIRA: suba 3 corr e faça 1 ponto alto, sobre o ponto relevo da carreira anterior faça ou relevo (de forma que sempre fique para a frente), dentro do leque faça outro leque igual e ponto relevo, sobre o ponto relevo da carreira anterior. Faça 3 corr. e ponto baixo sobre as 3 corr. da carreira anterior e na sequência trabalhe os dois arcos de 5 corr e + 3 corr para chegar ao centro. Faça relevo sobre o relevo da carreira anterior, leque dentro do leque e outro relevo + 2 corr e faça o ponto relevo seguinte seguido do ponto leque e o ultimo ponto relevo do centro. Na sequência faça 3 corr e repita o início.
5ª CARREIRA: suba 3 corr e faça 1 ponto alto, sobre o ponto relevo da carreira anterior faça ou relevo (de forma que sempre fique para a frente), dentro do leque faça outro leque igual e ponto relevo, sobre o ponto relevo da carreira anterior. Faça 3 corr. e ponto baixo sobre as 3 corr. da carreira anterior e na sequência trabalhe os dois arcos de 5 corr e + 3 corr para chegar ao centro. Faça relevo sobre o relevo da carreira anterior, leque dentro do leque e outro relevo +3 corr e faça o ponto relevo seguinte seguido do ponto leque e o ultimo ponto relevo do centro. Na sequência faça 3 corr e repita o início.
6ª CARREIRA: suba 3 corr e faça 1 ponto alto, sobre o ponto relevo da carreira anterior faça ou relevo (de forma que sempre fique para a frente), dentro do leque faça outro leque igual e ponto relevo, sobre o ponto relevo da carreira anterior. Faça 3 corr e faça ponto baixo dentro do 1º arco, faça mais 5 corr e ponto baixo sobre o arco seguinte (estamos diminuindo os arcos), faça + 3 coor para chegar ao centro. Faça relevo sobre o relevo da carreira anterior, leque dentro do leque e outro relevo + 4 corr e faça o ponto relevo seguinte seguido do ponto leque e o ultimo ponto relevo do centro. Na sequência faça 3 corr e repita o início.
7ª CARREIRA: suba 3 corr e faça 1 ponto alto, sobre o ponto relevo da carreira anterior faça ou relevo (de forma que sempre fique para a frente), dentro do leque faça 2 pontos altos + 2 corr + 2 pontos + 2 corr e + 2 pontos altos. Faça ponto relevo sobre ponto relevo e + 5 corr, ponto baixo no maio do arco e +5 corr para chegarmos ao centro. Faça relevo sobre o relevo da carreira anterior, leque dentro do leque e outro relevo + 5 corr (até o final ficaremos com essas 5 corr no centro) e faça o ponto relevo seguinte seguido do ponto leque e o ultimo ponto relevo do centro. Na sequência faça 3 corr e repita o início.
8ª CARREIRA: (você pode cortar a linha e iniciar no 1º espaço que fizemos sobre o leque, ou caminhar com pontos baixíssimos até lá). Não trabalhamos os primeiros pontos altos, nem o 1º ponto relevo. Sobre o 1º espaço de 2 pontos altos faça 3 corr e + 1 ponto alto, na sequência faça 1 ponto relevo sobre o 1º ponto dos 2 pontos do meio, no 2º espaço faça 1 ponto leque e sobre o último ponto alto do aumento faça mais 1 ponto relevo. Faça 4 corr e vá direto para o ponto relevo do centro onde fará outro ponto relevo, 1 ponto leque e outro ponto relevo, + 5 corr. e ponto relevo + 1 ponto leque e o último ponto relevo do centro, termine a carreira como o outro lado.
9ª CARREIRA: suba 3 corr. e faça um ponto sobre o ponto da carreira anterior, na sequência trabalhe o ponto relevo e o ponto leque terminando com mais um ponto relevo. Faça 3 corr. e vá trabalhar a parte central como na carreira anterior, não há alterações aí apenas na laterais. Terminado o centro trabalhe a outra lateral como o primeiro feito.
10ª CARREIRA: suba 3 corr. e faça um ponto sobre o ponto da carreira anterior, na sequência trabalhe o ponto relevo e o ponto leque terminando com mais um ponto relevo. Dessa vez depois do último relevo vamos direto fazer o relevo do ponto central sem corr. de separação pois estamos trabalhando a curta do corpo do maiô. Trabalhe o centro da mesma forma que na carreira anterior e finalize o trabalho conforme o início.
11ª CARREIRA: suba 3 corr. e faça um ponto sobre o ponto da carreira anterior, na sequência trabalhe o ponto relevo, sobre o leque trabalhe apenas 2 pontos altos, na sequência faça 3 correntinhas e vá direto para o primeiro leque do centro e faça mais 2 pontos altos (estamos unindo o leque da lateral com o central). Trabalhe o relevo do centro, faça 5 corr. de separação e o relevo seguinte. Sobre o leque central faça apenas dois pontos altos, + 3 corr. e vá direto para o leque da lateral onde fará + 2 pontos altos. Faça o último relevo e os 2 pontos altos seguintes para finalizar a carreira.
12º CARREIRA: suba 3 corr. faça o ponto alto sobre o da carreira anterior e o ponto relevo. Entre o espaço de 3 corr. da carreira anterior faça 1 ponto leque e na sequência o ponto relevo sobre o da carreira anterior. Faça 5 corr. de separação e relevo sobre o ponto relevo da carreira anterior. Sobre o segundo espaço de 3 corr. faça o leque e repita como no início.
Da 13ª à 17ª CARREIRAS: essas carreiras serão iguais em quantidades de pontos. Vai repetir tudo igual a carreria 12ª mantendo sempre os dois leques que restaram das diminuições feitas.
OBS: Caso seja alta ou tenha o tronco longo faça 2 ou 3 carreiras a mais aqui antes de unir e veja se a altura do corpo ficou boa pra você, pois só termos agora a carreira de união.
18ª CARREIRA: essa é a carreira de união com a parte do seio unindo com ponto baixíssimo cada ponto feito no bojo. Conte 5 carreiras da borda em direção ao centro e na 5ª carreira inicie a emenda do corpo com o bojo.
Faça as 3 correntinhas iniciais e já una com ponto baixíssimo na quinta carreira do bojo, faça o ponto alto seguinte e depois una no bojo com ponto baixíssimo fazendo o ponto relevo na sequência, una mais uma vez no bojo com ponto baixíssimo e faça o 2 pontos alto do leque, faça 1 corr e una com ponto baixíssimo no bojo, faça mais uma corr. e trabalhe os outros dois pontos altos do leque, una mais uma vez no bojo e faça o ponto relevo na sequência. Depois do ponto relevo faça 2 corr e una na ponta do bojo, + 2 corr. e faça ponto baixo no meio das 5 corr. de espaço da carreira anterior, faça + 2 corr. e faça ponto baíxíssimo na ponto do segundo bojo, + 2 corr e faça o primeiro ponto relevo unindo em seguinda na 1ª carreira do segundo bojo. Continue a união da mesma forma que no início de forma a que no final tenha unido a mesma quantidade de carreiras d o outro lado.
Abaixo as imagens detalhadas do corpo do maiô
Acabamentos
Para as fitas laterais da calcinha trabalhei 80 correntinhas e cobri com meio ponto altos cada uma. Após isso fiz nas laterais da calcinha do maiô uma carreira de pontos baixos como acabamento.
Para as fitas da parte de cima trabalhei 100 corr. para cada e deixei para cobrir depois de todas feitas. Decidi fazer o acabamento da parte de cima todo de uma vez como peça única. Comecei da base da fita da frente da calcinha prendendo a linha e trabalhando pontos baixos em toda lateral, subindo pelo bojo, contornando a 1ª fita do bojo em ambos os lados e subindo o bojo até a fita do pescoço e segui dessa forma até chegar ao outro lado encerrando na base da fita da segunda fita da frente da calcinha.