Blog dedicado ao ensino do crochê, compartilhamento de gráficos de crochê com foco na moda feminina em crochê. Venha aprender através de vídeos aulas e passo a passo explicativos a fazer as mais variadas peças além de dicas para o desenvolvimento do seu negócio artesanal.
Ontem fiz uma Live surpresa no youtube onde ensinei a fazer um brinco de crochê com argola super fácil e rápido de fazer e vou compartilhar com vocês aqui todos os detalhes. Para confeccioná-lo você pode usar Anne, Camila Fashion, Camila 1000 em fio dulpo ou Cléa 1000 em fio duplo, qualquer um deles será trabalhado com agulha 1,75.
Esse brinco é a modificação desse gráfico que vou disponibilizar abaixo
Passo a Passo Brinco de Crochê
O passo a passo é da versão modificada que fiz para a Live
Esse brinco é composto de apenas 3 carreiras.
Carreira 1: 14 pontos baixos
Carreira 2: faça 6 correntinhas, pule 3 pontos de base e faça ponto baixo, em seguida + 6 corr. pule 1 ponto de base no seguinte a frente faça 1 ponto alto, na sequência + 6 corr. pule 1 ponto de base no seguinte a frente faça 1 ponto alto, faça + 6 corr. 1 ponto de base no seguinte a frente faça 1 ponto baixo, para terminar faça 6 correntinhas e ponto baixíssimo no último ponto.
Carreira 3: dentro do primeiro arco faça 1 ponto baixo, meio ponto alto e 3 pontos altos na sequência, faça 1ponto picô e depois 3 pontos altos, meio ponto alto e ponto baixo (irá trabalhar assim no primeiro, no do centro e no último arco)
No arco 2 e 4 trabalhe apenas 6 pontos baixos.
Confere agora a vídeo aula:
Gostou do conteúdo do blog?
Então te convido a ficar clicando em seguir para ficar por dentro de todas as novidades que compartilho aqui.
Hoje quero compartilhar com vocês a nova aula para o canal Vida de Artesã, uma linda bolsa de square em crochê. Escolhi um square com flor bem lindo e delicado e para fazê-lo usei a Anne Brilho dourado um to de vermelho ou marsala para as flores e a Brunella em um tom de verde maravilhoso para a base do square. O resultado foi esse abaixo:
Materiais:
01 novelo de Anne brilho cor 7136
01 novelo de Brunella cor 00269
agulha 1,75
Corrente para a alça (cada alça ficou com cerca de 54 cm) (usei um cinto de metal para a alça)
Tecido de algodão para o forro (usei sobras que já tinha em casa)
Fecho magnético
Essa bolsa pode ser confeccionada com qualquer modelo de square e qualquer tipo de fio inclusive barbantes.
Usei dois gráficos para o square, de um usei a flor e do segundo a base quadrada de square e vou disponibiliza-los abaixo:
Segui esse gráfico da flor, porém a base da imagem abaixo
São 17 squares no total para formar esse modelo de bolsa que não é o único, existem milhares de outros que você também pode fazer, porém hoje vamos nos concentrar nesse.
O esquema de montagem que escolhi é esse da imagem abaixo com square super simples que fica de modelo para você ver que dá para usar qualquer modelo de square.
A setas indicam como deve ser costurada
Depois dos 17 squares costurados ficará assim:
Nesse ponto é que você deve cortar o forro. Coloque seus squares unidos sobre o tecido e corte. Eu usei a técnica da costura em crochê que já ensinei no canal Vida de Artesã, mas você pode fazer na máquina de costura ou a mão, conforme preferir e a costura do forro deve ser igual a bolsa para dar certo.
Uso a base da bolsa para me guiar para fazer a vira da beirada do tecido, de forma que ele fique quase um centímetro menor que a base da bolsa de forma que encaixe perfeitamente dentro dela na hora da costura.
Caseio o forro inteiro, depois trabalho uma carreira de pontos baixos em torno de todo o trabalho para então costurar as laterais fechando o forro, o acabamento fica perfeito.
Hoje as 19:00 eu publico a primeira parte do passo a passo dessa aula, a segunda parte só na sexta que vem, mas vou atualizando aqui com os vídeos. Caso queira aprender a fazer forro costurado com o crochê para suas bolsas já deixarei o vídeo disponível abaixo:
Vídeo aula Bolsa Square Flower 1ª parte
2ª parte Bolsa Square Flower
Se é nova por aqui te convido a ficar e acompanhar o passo a passo dessa linda bolsa. Clica em seguir para ficar por dentro de todas as novidades.
Vou compartilhar hoje com vocês o primeiro chapéu de crochê que criei para meu canal no youtube. Tive por inspiração meu chapéu de palha velhinho, mas que ainda uso e repeti o mesmo padrão do chapéu no crochê. Ele é muito fácil de fazer.
Confere aí o resultado:
O chapéu ao lado foi minha inspiração
Quer fazer um igual? Então confere os materiais abaixo:
02 novelos de barbante n° 4 (tex 590 novelos de 150m Bocazul) ou a sua marca favorita
Agulha Duna n° 3
Opcional para acabamentos:
Viés
Fita de pompom
O chapéu é trabalhado com meios pontos altos. Trabalho circular.
Iniciei com 15 meios pontos altos.
Na carreira seguinte fiz um aumento para cada ponto ficando com 30 meios pontos altos.
Na carreira 3, 4 e 5 será um aumento a cada 3 pontos normais.
Na carreira 6 será um aumento a cada 5 pontos.
Carreira 7 um aumento a cada 4 pontos.
Carreira 8 um aumento a cada 4 pontos.
Você pode adaptar os aumentos à tensão do seu ponto, se sentir que está querendo emborcar faça mais aumentos por carreiras. Meu chapéu ficou beeeem justo na cabeça, caso não goste assim trabalhe duas carreiras a mais com aumentos do que eu fiz antes de começar a descer as laterais.
A nona carreira trabalhe sem qualquer aumento para começar a descer as laterais do chapéu.
Nas laterais do chapéu você não trabalha aumentos nem diminuições, apenas ponto sobre ponto. A partir da 10ª carreira inicia o ponto fantasia que terá carreiras alternadas.
Uma carreira com ponto X com uma correntinha de separação entre eles e uma carreira de meios pontos altos. Trabalhei 12 carreiras assim, mas pode trabalhar mais se desejar que o chapéu fique mais profundo.
Na 13ª da lateral eu iniciei a aba do chapéu na carreira de meios pontos altos, trabalhando aumentos alternados (1 ponto com aumento, 1 ponto sem aumento).
Todos os aumentos para abrir a aba devem ocorrer nas carreiras de meios pontos altos, nunca na carreira de ponto X.
Mais uma vez a distribuição dos aumentos podem ser feitos de acordo com a tensão do seu ponto.
No total trabalhei 14 carreiras para a aba, a cada carreira de meio ponto fui aumento a distância entre os aumentos para a aba não embabadar., finalizei com uma carreira de pontos baixos e endureci o chapéu com termolina caseira de cola branca.
Abaixo você pode conferir as vídeo-aulas do chapéu e de como endurecer com cola branca.
Passo a Passo chapéu de praia em crochê
Termolina caseira de cola branca
Gostaram do conteúdo do blog?
Então te convido a ficar clicando em seguir para ficar por dentro de todas as novidades que compartilho aqui.
Vamos começar o ano de 2020 com gráficos de croppeds, pois são peças rápidas, versáteis tanto para você aproveitar o verão, quanto para você ganhar dinheiro.
Espero que tenham gostado da seleção que fiz especialmente para vocês.
Que 2020 seja cheio de paz, bençãos para você e suas famílias.