segunda-feira, 30 de abril de 2018

Planned Pooling em três passos simples


Planned Pooling é  o agrupamento de cores, também chamado de pooling de fios, é uma técnica específica para trabalhar com fios multicoloridos para criar designs específicos baseados em cores em seu trabalho. A técnica requer o uso de fios com cores variadas e sequência repetitiva.
Eu não gostava dessa variedade de cores no fio e até evitada comprar porque não achava agradável visualmente o resultado do trabalho. Esse tipo de fio cria naturalmente poças de cor, no entanto, os designers transformaram essas poças de cores em arte com "pooling de cores planejadas", no qual você realmente precisa planejar seu design com antecedência para obter a aparência que está procurando. Embora exija planejamento, o agrupamento de cores geralmente é feito com pontos muito simples, assim você não precise ter um conhecimento extenso sobre crochê para poder executar essa técnica para alívio das iniciantes.
Como planejar o agrupamento de cores:
Planned Pooling passo 1:
  • Desenrole uma parte longa do fio para poder ver a sequência de cores e o padrão de repetição. 
Planned Pooling passo 2:
Faça uma corrente que começa no início de uma repetição e termina no final dessa repetição conforme imagem abaixo:


Planned Pooling passo 3:
  • Comece a primeira linha com o ponto que você deseja usar ( eu usei pontos baixos). Você voltará a fazer crochê do começo de uma repetição até o final da outra. Note que sua primeira linha neste estágio não será tão longa quanto as correntes iniciais. Você irá desfazer essas cadeias extras no final do projeto. 
  • Com menos um ponto (desmanche o último ponto da repetição):



Com mais um ponto (acrescente um ponto da próxima repetição):



  • Desmanchei o último ponto feito pois você precisa adicionar / subtrair um conjunto de pontos e continue seu padrão com a próxima sequência de repetição. É essa pequena mudança que cria o design de pooling de cores em crochê. Assim ficou me trabalho com 12 carreiras:


  •  Com menos um ponto
     Com um ponto a mais
 Note que um ponto a mais ou a menos faz diferença pois o padrão das cores mudam.
  • O meu trabalho não formou a imagem tipo xadrez pois a mollet que comprei o padrão de repetição das cores não são uniformes. Tem espaços curtos de algumas cores e longo de outras. Para o padrão da imagem abaixo a linha precisa ter uma sequência uniforme das cores:



  • O comprimento da sua sequência de cores determinará a largura da sua peça (isso pode ser alterado mudando o seu gancho ou usando metade / o dobro da sua sequência de cores). Quando terminar, você desfará as correntes não trabalhadas da corrente inicial e prenderá a cauda com um nó.

Dicas para escolher o fio certo para o pool de cores de crochê:

  • Selecione um fio multicolorido que tenha uma seqüência repetitiva de cores (necessária).

  • Certifique-se de que os comprimentos de cada cor na sequência sejam aproximadamente os mesmos um do outro. Você não quer o resultado precisa de um fio em que a distribuição das cores seja uniforme pois  o design de sua peça depende disso.

  • Mantenha sua sequência de cores em sua cabeça enquanto trabalha. Se a sequência de cores mudar (devido a problemas do fabricante, como: um nó quando eles mudaram os fios), você terá que recolocar o fio correspondente à sequência de cores.
Para planejar melhor você pode contar com a ajuda de um site na internet, lá você coloca o número de cores, quantidade de pontos que cada cor dá e a quantidade de pontos total para inicia o trabalho e o programa calcula como ficará o padrão. Endereço do site:

 ⇒http://plannedpooling.com

Aprenda fazendo uma gola de inverno fácil, linda e econômica:


Espero que esse artigo lhe ajude a aprender e a fazer o pooling em crochê. Se gostou siga esse blog para ficar por dentro de todas as novidades. Até a próxima!