sexta-feira, 16 de outubro de 2015

MEI - Micro Empreendedor Individual

Meninas agora sou legalmente uma artesã. É possível trabalhar com artesanato e ter direitos equivalentes às pessoas que trabalham com carteira assinada, querem saber como?

Através do Portal do Empreendedor você se informa sobre o que é o Micro Empreendedor Individual, vantagens, benefícios e obrigações e se inscreve formalizando assim seu negócio. Desejo um dia conseguir realmente viver da minha arte, do meu trabalho e para isso o primeiro passo foi dado, formalizá-lo. Antes no entanto, pesquisei, assisti vários vídeos sobre o assunto no youtube tanto do Sebrae, quanto de outros canais que tratavam sobre o assunto. Se alguém deseja conhecer um pouco mais confere o vídeo abaixo:

As vantagens de ser MEI são muitaaaas conforme mostrado no vídeo, mas as principais são: a contribuição previdenciária que é baixa e nos garante aposentadoria, auxílio saúde (em caso de acidente, ou doenças que impossibilite de trabalhar), auxílio maternidade (inclusive para adotantes) e a possibilidade de contratar um funcionário. A burocracia é mínima e não é necessário contratar um contador, só é exigido um relatório mensal de receita bruta muito simples que deve ficar arquivado e uma prestação de contas anual (apenas esse último deve ser enviado).

Para crescermos enquanto artesãs precisamos nos organizar, estudar e melhorar cada dia nosso trabalho, entender que somos empresa sim e como empresa é preciso haver gestão e organização para alcançarmos o sucesso. Espero ter ajudado.

Até mais meninas =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário