Vou compartilhar com vocês mais um modelo exclusivo desenvolvido por mim, uma blusa ciganinha em crochê com squares coloridos. Essa é para você reaproveitar as sobras de fios e ficar com uma blusa com padronagem de cor super exclusiva.
Como fica no corpo
Materiais:
Sobras de linhas, usei aqui:
Anne, Camila Fashion, Brunella, Camilla e Cléa 1000 (essas mais finas em fio duplo)
Agulha 1,75
Elástico colorido ou branco
- Cada square mede 9x9 cm e são formados por blocos de 4 pontos altos no total de 4 carreiras.
- O corpo da blusa é composta por 3 carreiras de squares, sendo cada carreira de 10 squares.
- A quarta carreira de squares forma decote e ombros e é composta por 16 squares (8 para a frente e 8 para as costas)
- A divisão dos squares no corpo fica, 4 inteiros para a frente, 4 inteiros para as costas e um de cada lado formando o contorno do corpo e ficando na parte debaixo do braço.
- Gosto de fazer a mistura de cores tralhando com a cor em maior quantidade na última carreira de cada square, isso cria um padrão e unidade harmônica na peça. Outra escolha que fiz foi repetir as mesmas cores de squares para os ombros para criar um padrão. Distribua as cores como julgar melhor.
- Trabalho a união dos squares sempre na última carreira unindo apenas na parte das correntinhas.
Medidas para elásticos:
Tamanho P: 70 cm
Tamanho M: 80 cm
Tamanho G: 90 cm
Tamanho GG 100 cm
Teste antes de cortar para não haver desperdício de elástico, essas são medidas estimadas a partir da minha medida que é tamanho M.
Aumentos ou diminuições:
- Pode aumentar ou diminuir através da quantidade de carreiras de cada square. Para aumentar trabalhe 5 carreiras para cada squares e para diminuir trabale squares de 3 carreiras.
- Outra opção é aumentar ou diminuir a quantidade de squares trabalhados por carreira. Ou seja tamanho P diminua 1 square para a frente e 1 para as costas, ficando com 8 squares por carreira; e para aumentar faça um a mais para a frente e um a mais para as costas ficando com 12 squares por carreira e assim por diante.
Abertura do braço
No detalhe as uniões dos squares.
Para a parte debaixo do braço fiz uma pequena manga em ponto bloco e carreiras de ida e vinda, 4 carreiras no total. A partir da terceira carreira fiz diminuições no início e final de cada carreira. Finalizei com uma carreira de pontos baixos na parte de baixo do braço e contornei a manga com ponto picô.
Parabéns
ResponderExcluir