Olá meus amores,
A publicação de hoje é para ajudar a amiga Deyse Fernandes que se apaixonou por um sobretudo de crochê e queria fazê-lo, porém como vestido. O modelo é de uma revista acredito que Russa e já foi alterado por outra artesã, vou compartilhar aqui o modelo original, ele alterado e os gráficos que não são muitos, mas que tentarei destrinchar o máximo posível. Como foi uma peça compartilhada em revista e não fornecido por aula paga, creio não haver problemas compartilhar aqui também.
Essa é a peça original Lilita Matrosova e a própria artesã fez uma segunda versão que é minha favorita e compartilho a foto abaixo:
Agora vamos destrichar ele por partes: primeiro as medidas
A medida é estilo corte e costura, cada square possui 8 cm conforme a imagem acima, a altura da saia é de 52 cm, o casaco nas costas até a o decote é de 32 cm e na frente até o decote é de 28 cm, para a cava das mangas são 19 cm.
Para trabalhar como vestido basta trabalhar os squares na medida da cintura e fechar em circulo e a partir daí, sobre eles subir o casaco.
O square é bem simples:
Carreira 1: inicia com 6 corretinhas, fecha em círculo e trabalha 12 pontos baixos
Carreira 2: sobre cada ponto baixo da carreira anterior trabalha: para iniciar suba 4 correntinhas e trabalhe mais 2 pontos altos duplos fechados juntos sobre o primeiro ponto baixo, faça 5 correntinhas e sobre o próximo ponto baixo a frente trabalhe 3 pontos altos duplos separados por 5 correntinhas, trabalhe assim sobre cada ponto de base.
Carreira 3: no último ponto da carreira anterior encerre fazendo duas correntinhas e ponto alto sobre o primeiro ponto da carreira. Inicie a terceira carreira fazendo um ponto baixo onde encerrou a anterior e mais 5 corr, sobre o espaço de correntinhas a frente trabalhe a primeira quina de 3 pontos duplos fechados juntos, 5 correntinhas e mais 3 pontos altos duplos fechados juntos, mais 5 correntinhas e faça ponto baixo no próximo espaço de correntinhas a frente, mais 5 correntinhas e ponto baixo no próximo espaço a frente, mais 5 correntinhas e no próximo espaço faça outra quina igual a primeira, circulo ele trabalhando nessa sequência para formar os 4 cantos do square.
Faça a união dos squares na terceira carreira que também é a última.
O ponto fantasia:
As setas indicam a repetição dele e é de 8 pontos, é um gráfico bem simples e você irá trabalhar diretamente sobre os squares:
Abrindo bem a foto da peça me pareceu que é feita uma carreira de pontos baixos sobre o square como base para o ponto fantasia e sobre ele trabalhou assim?
Carreira 1: sobre 3 correntinhas e faz + 2 pontos altos, uma correntinha de separação, pula 2 de base e sobre o terceiro faz ponto alto, duas correntinhas e mais 3 pontos altos, um correntinha de separação, pula dois de base e faz 3 pontos altos na sequência, mais 1 correntinha e volta a sequência de novo até o final da carreira.
Carreira 2: trabalhe ponto sobre ponto, a única diferença são nos ponto tipo leque que em uma carreira inicia um ponto, duas correntinhas e mais 3 pontos altos e na seguinte inicia com 3 pontos altos, duas correntinhas e um ponto alto.
Todas as carreiras são iguais e o ajuste para os seios são feitos sobre os pontos altos trabalhando aumentos conforme mostra o gráfico.
Na saia tem uma pequena modificação no ponto fantansia que é trabalhado apenas 1 ponto alto em vez de 3 pontos altos e vai aumento a quantidade de pontos gradativamente carreira a carreira para que ela fique volante.
As mangas são feitas a parte iniciando pelo punho com os squares, fechando em circulo e trabalhando o ponto fantasia sobre ele de forma circular até a altura da axila, a partir daí trabalha aberto fazendo as reduções dos ombros e depois costurando a peça.
Explicação descritiva tem suas limitações e é como posso ajudar no momento, quem tiver algo a mais a acrescentar ou corrigir pode usar os comentários para isso que acrescentarei sua sugestão ou corrigirei.
Gostou do conteúdo do blog? então clica em seguir para ficar por dentro das novidades que compartilho gratuitamente por aqui.
beijos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário