terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Ponto fantasia em crochê e dicas de criação de blusas de crochê

 Olá meus amores,


Quero compartilhar com vocês o gráfico de um lindo ponto vasado em crochê e mais dicas de 3 modelos de blusas simples que poderão fazer com ele.




Passo a Passo Ponto Fantasia


Esse ponto é múltiplo de 12 mais 1 e usei a linha Charme para fazer minha amostra, mas você poderá usar qualquer fio que tiver em casa. São apenas duas carreiras de repetição e fica um efeito lindo.

Inicie com 36 correntinhas mais uma, ou seja precisa de 37. Faça uma correntinha para virar e faça ponto baixo na 37ª corrente. A primeira carreira é de arcos, para tornar mais tranquilo para mim eu fiz todos os arcos com 5 correntinhas já que não causa uma diferença no desenho do ponto. Porém no gráfico podem notar que tem arcos de 5 e de 4 correntinhas. Ficando assim:
Faz ponto baixo e 5 correntinhas pula 3 pontos de base e no quarto faz ponto baixo, na sequência faz 4 correntinhas e pula 3 pontos de base fazendo ponto baixo no quarto ponto de base, a partir daí faz o arco de 4 correntinhas a cada dois arcos de 5.

Para a segunda carreira subir 3 correntinhas e mais 2 de espaçamento e faça pontos baixo no primeiro arco, sobre o arco seguinte trabalhe 5 pontos altos encerrando com ponto baixo no próximo ponto arco a frente e faça mais 5 correntinhas e ponto baixo no próximo arco. Trabalhe assim até o final encerrando a carreira com duas correntinhas e ponto alto sobre o ponto baixo da carreira anterior.

Na tardeceira carreira voltamos a trabalhar os arcos: faça ponto baixo sobre o ponto alto e mais 5 correntinhas e ponto baixo sobre o segundo ponto alto daquele leque da carreira anterior. Faça mais 4 correntinhas e ponto baixo no penúltimo ponto alto, mais 5 correntinhas e faça ponto baixo no meio do arco da carreira anterior, mais 5 correntinhas e ponto baixo sobre o segundo ponto do próximo leque e repete assim até o final.

Esse ponto fantasia é a repetição dessas duas carreiras ao infinito e além.

As possibilidades de trabalhos com esse ponto são infinitas tanto para vestuário, quanto para a decoração, porém quero trazer para você 3 ideias de blusas de crochê com modelagem simples e que podem ser trabalhadas frente e verso separadas para ao final fechar a blusa.

As blusas não possuem medidas porque são apenas esboços do que poderão fazer e caberá a cada uma trabalhar com suas medidas.


Esses foram os modelos que desenhei para vocês. Todas com modelagem simples, sem acinturar a peça, trabalhando frente e costas searadamente. Claro que quem tem mais experiência poderá adaptar o ponto para o trabalho circular. Vou falar um pouco sobre cada uma:

 Modelo 1

Para esse modelo com gola barco inicie com a medida dos ombros, de uma ponta a outra e trabalhe o ponto fantasia na medida da largura e altura que deseja sua peça. Será um grande quadrado, faça os dois lados e ao final una cerca de 5 centímetros de cada ponta para os ombros. Para a cava do braço meça entre 19 ( tamanhos P e M podem fazer 19 ou 20 cm até 21 porém ficará mais cavado) e 23 cm (Para G e GG pode deixar entre 21 e 23 cm o que ficar mais confortável para vocês). Marque essa medida do ombro para baixo e o que ficar fora dessa medida é o que será unido para as laterais da blusa. Após fechar tudo faça os acabamentos de decote, cava de braço e barra, poderá também para todas essas peças escolher um barrado bonito para colocar.


Modelo 2


Essa é estilo camiseta e a medida é a do busto. Meça seu busto com a fita métrica e divida por dois. Exemplo: meu busto é 94, dividido por 2 dá 47 cm, nesse caso eu faria cada lado da blusa com 47 cm cada. Caso precise reduzir para casar com o múltiplo de 12 poderá diminuir até 3 centímetros já que fio de algodão cede, porém não aconselho que faça medida maior qua a do busto.

Aqui mais uma vez inicia com a largura que você encontrou para cada lado e trabalha até a altura da cava do braço, o comprimento da blusa será de acordo com seu gosto pessoal. Faça os dois lado iguais e costure as laterais ao final faça as alças que tanto pode ser com o mesmo ponto ou com ponto diferente (ponto alto cheio, ponto grade etc..). A altura das alças segue a mesma lógica para delimitar cava do braço, deverá ter ente 19 e 23 cm de acordo com sua medida.

Modelo 3


Para esse modelo também levara em conta a medida do busto, é basicamente a base do modelo 2, porém ao atingir a altura da cava deixar de trabalhar 3 centímetros de cada lado e trabalhar apenas o centro na medida entre 19 e 23 cm que é medida da cava do braço. Ao final unir frente e verso e fazer acabamentos.


Essas 3 blusas são de modelagens super simples e poderão utilizar com qualquer tipo de ponto no crochê. Abaixo a vídeo aula da execução do ponto fantasia, ele vai aparecer disponível assim que a aula entrar no ar:





Gostou do conteúdo do blog? então clica em seguir para ficar por dentro de todas as novidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário