quarta-feira, 12 de maio de 2021

Poncho de crochê com capuz gráfico e passo a passo

 Olá meus amores,


Hoje vou compartilhar um poncho de crochê feito com squares. Ele tem gráfico porém a qualidade do gráfico não está lá essas coisas, então para te empolgar a fazer ele resolvi fazer a leitura dele e decrever carreira a carreira. Confira o gráfico do poncho de crochê e o passo a passo abaixo:









Ele é formado a partir de 4 squares para o corpo e 2 squares para o capuz. Trabalhe ele com lã e agulha compatível à lã que escolher, pde fazer tanto super colorido como o da imagem quanto em cor única, vai do seu gosto.

O passo a passo descritivo está abaixo, mas recomendo que confira cada carreira e se eu errei algo pode pedir a correção no comentário da publicação, eu numerei as carreiras no gráfico para facilitar sua vizualização. 

Passo a passo gráfico do square

Carreira 1: Faça 4 correntinhas, dê a laçada na agulha e na primeira correntinha feita faça 15 pontos altos ficando com as 3 correntinhas inicias 16 pontos. (a 1ª corretinha está funcionando como circulo mágico, mas se preferir pode iniciar com o círculo mágico)

Carreira 2: a partir daqui iremos trabalhar com ponto altos duplos, ou seja, ponto de 2 laçadas. Para cada ponto de base trabalhe: 2 ponto altos duplos fechados juntos e mais 2 correntinhas de separação entre eles.

Carreira 3: Dentro do espaço de 2 correntinhas trabalhe 3 pontos altos juntos e entre cada bloco de 3 p.a.d. 1 correntinha de separação.

Carreira 4: Dentro dos espaços de 1 correntinha: 1 ponto duplo 2 correntinhas e mais 1 ponto duplo, duas correntinhas de separação e volta a trabalhar no próximo espaço da mesma forma.

Carreira 5: Nessa carreira trabalhe alternado dentro dos espaços de correntinhas da seguinte forma: em um 3 ponto duplos e no seguinte 2 pontos duplos sempre separados por 1 correntinha apenas.

Carreira 6: para cada espaçode 1 correntinha: 1 ponto alto separado por 3 correntinhas (sim, nessa carreira é ponto alto simples).

Carreira 7: Voltamos para o ponto duplo, nessa carreira são apenas pontos duplos sobre os espaços de 3 correntinhas, em cada espaço faça 4 pontos duplos, apenas nos espaços.

Carreira 8: Trabalhe mini arcos de 4 correntinhas e ponto baixo a cada 4 pontos duplos.

Carreira 9: Para cada arco da carreira anterior trabalhe 3 pontos duplos e entre um arco e outro 2 correntinhas de separação.

Carreira 10: Essa é a última carreira do círculo central: trabalhe arcos de 4 correntinhas fazendo os pontos baixos no espaço de 2 correntinhas da carreira anterior.

Carreira 11: a partir do ponto baixo que encerrou a carreira nos dois arcos a frente trabalhe um ponto para cada corrente; no terceiro arco a frente trabalhe 2 pontos baixos e 2 meios pontos altos; no quarto arco a frente trabalhe 4 ponto altos; no quinto arco a frente trabalhe 2 pontos duplos, 3 correntinhas e mais 2 pontos duplos (para formar o canto do square) e faz a sequência inversa o próximo arco a frente 4 pontos altos, no sequinte 2 meios pontos altos e 2 pontos baixos, depois 3 arcos de 4 pontos baixos cada, volta para o arco de 2 pontos baixos e 2 meio pontos altos, seguido de 1 arco de 4 pontos altos e a quina com 2 pontos duplos 3 correntinhas e mais 2 pontos duplos. Segue essa sequência até concluir a carreira formando o 4 cantos. (essa foi a forma mais fácil que achei para explicar a carreira, espero que dê para entender bem).

Carreira 12: siga a mesma sequência dos pontos, ponto baixo onde for ponto baixo, meio ponto sobre meio ponto e etc... terá apenas uma pequena diferença nas quinas: trabalhe ponto duplo sobre ponto duplo e dentro do espaço de 3 correntinhas faça mais 2 pontos duplos, 3 correntinhas e mais 2 pontos duplos.

Carreira 13: Para essa carreira trabalhe apenas pontos altos, um ponto para cada outro de base e dentro das quinas faça da seguinte forma: 2 pontos altos, 5 correntinhas e mais 2 pontos altos.

Carreira 14: última carreira do square, é repetição da carreira anterior, sempre aumentando dentro das quinas com 2 pontos altos, 5 correntinhas e mais 2 pontos altos.


A beleza desse square estará na mistura das cores que você fizer porque seus pontos são bem simples. A união pode ser feita costurando ponto a ponto com a ajuda de uma agulha de tapeceiro ou com a própria agulha de crochê, como preferir trabalhar.


Espero que esse passo a passo lhe seja útil e caso identifique algum erro no passo a passo basta me informar que corrigirei.


Se gostou do conteúdo do blog então clica em seguir para ficar por dentro de todas as novidades que compartilho gratuitamente por aqui.

Beijos!


4 comentários:

  1. Respostas
    1. Ja hij is idd prachtig maar begrijp jij de uitleg? Ik wil 'm zo graag ook maken
      Alvast dank als je me op weg wil helpen

      Excluir
    2. Wat bedoelt u met initieele lossen aub
      Ik haak 15 stokjes in de eerste lus
      Ik begrijp niet hoe ik er dan nog 16 overhoud?

      Excluir
    3. Om met het werk te beginnen, moet je 3 kettingen ophangen, deze zijn gelijk aan je eerste hoogtepunt, daarna moet je nog eens 15 hoge punten werken voor de startbasis die 16 punten is. Zou je dit beter kunnen begrijpen?
      Ik gebruik google vertaler, dus ik weet niet of het correct vertaalt wat ik bedoel.

      Excluir