segunda-feira, 25 de março de 2019

Saia longa evasê em crochê

Olá meus amores!

Vamos começar a semana com aula de saia longa evasê em crochê. Minha amiga Miriam Mendes (instagram @mirianmendes_1) ganhou essa saia na cor nude de presente de uma amiga, que a havia comprado em um brechó. Não se sabe quem a criou, que linha usou, ou se existe um gráfico dela. Quando postei foto dela no meu instagram (@crochesdaleticia) recebi uma chuva de pedidos para fazer um tutorial dessa saia. Fiz o mais próximo possível, porém não consegui reproduzir de maneira igual. Vou deixar imagens das duas peças embaixo para que possam ver a diferença.





Eu não costurei forro nela, estou usando um forro solto que tinha em casa, mas você poderá forra-la ou usar forro solto, assim poderá usar tanto na cidade, quanto como saída de praia.
Apesar de meus esforços não consegui identificar o tipo de linha usada, ela é fina, porém fio sem torção que lembra o fio Charme da Círculo Produtos. Iniciei minha saia com o fio Mirella, tinha um novelo e mais um pouco e pensei que fosse suficiente, mas na última carreira de motivos ela acabou e tive que comprar outro fio para terminar a saia.
Materiais:
  1. 02 novelos de Mirella ou Camila 1000
  2. Agulha 1,25
  3. elástico largo
  4. tesoura e agulha de costura
Tamanho do elástico:

P: 65 cm
M: 72 cm
G: 80 cm

Medidas:
Cada motivo mede 16 cm
altura da saia com 4 carreiras de motivos: 84 cm
diâmetro da saia na primeira carreira de motivos: 102 cm


Esquema de montagem:
A saia é composta por 4 carreiras ou faixas de motivos que são unidas ao final, sendo feitas independentes uma das outras. A cada carreira aumenta-se 2 motivos a mais em relação a carreira anterior. Assim temos:
1ª carreira: 7 motivos
2ª carreira: 9 motivos
3ª carreira: 11 motivos
4ª carreira: 13 motivos


Você pode aumentar ou diminuir a quantidade de motivos e carreiras livremente, adaptando aos vários tamanhos. Caso faça para uma pessoa alta será preciso fazer uma carreira a mais de motivos, nesse caso será um novelo de linha a mais que o recomendado. Nessa carreira a mais você tanto pode manter a quantidade da quarta carreira, quanto poderá manter a lógica de aumentos  ficando assim com a barra mais aberta (recomendo aumentar, ficará lindo). Abaixo deixarei fotos em detalhes da saia original para aquelas que preferem fazer no olhômetro:






Se você fez essa saia ou conhece quem a fez me informe para que possa colocar essa informação aqui.
Novidades:
A Jozeane Pereira Paz do IG @ateliedajozy (muito obrigada Jozy você é fantástica) encontrou o gráfico que deu origem a saia e compartilhou comigo, é na verdade o gráfico de um vestido. Agora ficou mais fácil você fazer pela original. Baixe o gráfico abaixo:




Aula saia longa evasê em crochê:




Gostou do conteúdo do blog?! Então clica em seguir para ficar por dentro de todas as novidades.
Beijosssssss!









4 comentários:

  1. Amei, obrigada pelas informações adicionais, você é muito atenciosa com suas alunas!

    ResponderExcluir
  2. Aiii que felicicidade em poder lhe ajudar, vc tbm é fantástica amiga...te adoro beijão lindona 😍❤💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =D você é maravilhosa....muito obrigada mais uma vez...bjssss!

      Excluir