quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Bicos de crochê passo a passo: modelos com gráfico e passo a passo descritivo

Olá meus amores,

Hoje no projeto Leitura de gráfico vou compartilhar com vocês alguns bicos de crochê com gráficos para serem aplicados como quiser. Pode usar em panos de prato, toalhas, fraldas ou acabamentos para as mais diversas peças em crochê.


Dica: sempre acompanhe a leitura comparando com a imagem do gráfico assim você vai aprendendo a leitura de gráfico  forma fácil e descomplicada.

Bicos/Barrados de crochê

Gráfico Bico de Crochê 1


Esse bico é múltiplo de 9 mais 1, você pode fazer ele para depois costurar na peça que desejar ou fazer diretamente sobre a peça. O início se fizer a parte será em correntinhas de acordo com o tamanho que desejar, pode ser caseando a toalha ou pano de prato ou diretamente sobre a última carreira da peça em crochê com pontos baixos.

 Pontos empregados: ponto baixo, correntinhas, ponto alto e ponto picô

Carreira 1: pontos baixos

Carreira 2: corr. e ponto baixo, faça em seguida 3 corr. pule 1 ponto de base e ponto baixo no ponto seguinte a frente faça mais 3 pontos baixos nos pontos seguintes e faça uma sequência de 3 arcos de 3 corr. sempre pulando um ponto de base ente eles. Volte a repetição de 3 pontos baixos seguidos de 3 arcos de 3 corr. até o final da carreira.

Carreira 3: faça duas correntinhas para subir e mais uma de espaço, sobre o arco faça um ponto baixo seguido de 5 corr e ponto baixo no arco seguinte a frente. Nessa carreira diminui de 3 para 2 arcos de 3 corr. Feito o segundo arco faça o arco maior de 5 corr. fazendo ponto baixo no arco a frente, siga essa sequência até o final da carreira. Encerre a carreira com meio ponto alto.

Carreira 4: essa é a última carreira do bico, inicie com um ponto baixo sobre o meio ponto alto, e sobre o arco de 5 corr. faça 4 pontos altos, um ponto picô e mais 4 pontos altos fazendo ponto baixo sobre o arco de 3 corr. a frente, em seguida faça o arco de 3 corr. (será apenas um desse para cada na carreira) e volte a trabalhar no arco de 5 corr. os 4 pontos altos, ponto picô e mais 4 pontos altos no mesmo espaço. Trabalhe assim até o final da carreira e encerre com ponto baixo.

Gráfico Bico de Crochê 2




Esse gráfico é múltiplo de 12 + 1. Para iniciar vale a mesma orientação do primeiro.

Pontos empregados: ponto baixo, correntinhas, ponto alto e ponto picô

Carreira 1: ponto baixo e arcos de 5 correntinhas, entre os arcos pule 3 corr. ou 3 pontos de base e faça o ponto baixo no quarto ponto. Trabalhe os arcos até o final da carreira.

Carreira 2: 3 corr. (altura do ponto alto) mais 2 de separação e faça ponto baixo sobre o primeiro arco, faça sobre o arco a frente: ponto alto, duas correntinhas, ponto baixo, mais 2 corr. dois pontos altos sobre a terceira corr. do arco e mais 2 corr., ponto baixo, 2 corr. ponto alto (tudo sobre o arco como pode ver no gráfico acima) e ponto baixo sobre o arco a frente, entre um arco e outro faça outro arco de 5 corr. e volte a trabalhar sobre o arco seguinte ponto alto, duas correntinhas, ponto baixo, mais 2 corr. dois pontos altos sobre a terceira corr. do arco e mais 2 corr., ponto baixo, 2 corr. e ponto alto. Siga essa sequência até o final da carreira. encerre com duas correntinhas e ponto alto.

Carreira 3: Essa é a última carreira. Sobre o ponto alto final faça 1 ponto baixo, mais 5 corr e sobre o ponto alto a frente faça outro ponto alto seguido de 2 corr. ponto picô, mais 2 corr. e ponto alto sobre o ponto alto seguinte a frente. Faça 5 corr. e ponto alto sobre o arco, mais 5 corr. e volte a trabalhar sobre o ponto alto a frente faça outro ponto alto seguido de 2 corr. ponto picô, mais 2 corr. e ponto alto sobre o ponto alto seguinte a frente. Repita essa sequência até o final da carreira.



Gráfico Bico de Crochê 3


Esse gráfico é múltiplo de 15 + 1

Pontos empregados: ponto alto, correntinhas, ponto puff e pontos baixos

Carreira 1: pontos altos

Carreira 2: suba 3 corr. + 2 corr de espaço e faça ponto alto pulando dois pontos de base. Faça essa carreira em ponto grade de 2 corr. de separação, sempre pulando 2 pontos de base. Faça assim até o final da carreira.

Carreira 3: suba 2 corr e no ponto seguinte a frente faça 2 pontos baixos (um para cada ponto de base), faça 4 correntinhas e na terceira grade de base faça ponto puff seguido de 5 corr e outro ponto puff no mesmo espaço. Faça mais 4 corr., pule uma grade de base e na seguinte a frente faça 2 pontos baixos, sobre o ponto alto faça 1 ponto baixo e sobre a grade seguinte mais 2 pontos baixos totalizando 5 pontos baixos, volte para a sequência de 4 corr ponto puff seguido de 5 corr e outro ponto puff no mesmo espaço. Faça mais 4 corr. e volte a trabalhar os pontos baixos entre os pontos puffs e os pontos baixos respeite a separação de uma grade entre eles. 

Carreira 4: 2 corr. e ponto baixo sobre o ponto a frente, na sequência faça 5 corr. e sobre o espaço dos pontos puffs da carreira anterior faça: 4 pontos puffs intercalados por 5 corr. cada um(vide gráfico). Ao terminar o último ponto puff faça mais 5 corr. pule um ponto baixo de base e faça 3 pontos baixos (um para cada ponto de base), pule o último ponto fazendo 5 corr e voltando para a sequência de 4 pontos puffs intercalados por 5 corr. cada um, repita assim até o final.

Carreira 5: chegamos a última carreira que será toda em arcos de 5 correntinhas. Inicie fazendo 2 corr. ou 1 ponto baixo (como preferir trabalhar) e faça 5 corr. e pontos baixo, mais 5 corr e outro ponto baixo sobre o arco a frente, mais 5 corr e chegamos ao centro onde fará ponto baixo, 5 corre. fechados com um ponto baixíssimo sobre o ponto baixo formando um gota (pode substituir por um ponto picô se quiser) e volta a trabalhar 5 corr. e ponto baixo no arco a frente. Repita mais duas vezes até chegar aos pontos baixos onde fará o ponto baixo do arco no ponto baixo central pulando tanto o primeiro quanto o último. Repita essa sequência até o final.


Gráfico Bico de Crochê 4

Gráfico múltiplo de 6 + 1

Pontos empregados: ponto alto, correntinhas, ponto baixo e ponto picô

Carreira 1: suba 3 corr. e trabalhe pontos altos

Carreira 2: suba duas corr. (ou faça ponto baixo, como preferir) e faça mais 3 corr. pule dois pontos de base e sobre o terceiro ponto faça um ponto alto 6 corr e mais um ponto alto no mesmo lugar, seguido de 3 corr pula mais 2 pontos de base e faça sobre o terceiro ponto um ponto baixo. Repita essa sequência até o final da carreira.

Carreira 3: última carreira. Suba 4 corr (altura do ponto alto duplo) e sobre o espaço do ponto V faça: 3 pontos altos e mais uma corr e ponto picô, seguido de mais um corr e outro ponto picô, corr seguido de ponto picô e mais uma correntinhas (serão 3 pontos picôs intercalados por uma correntinha entre eles). Em seguida faça mais 3 pontos altos e fazendo sobre o ponto V a frente a mesma sequência, faça direto sem correntinhas de separação como na imagem acima.


Você pode usar qualquer fio que desejar ou o que já estiver usando no seu projeto de crochê.

Gostou desses bicos que selecionei para vocês? Me diz abaixo nos comentários.

Se ainda não segue o blog te convido a ficar clicando em seguir para ficar por dentro das novidades. Toda semana teremos publicação especial com leitura de gráfico para ajudar as iniciantes na linda arte do crochê.

Compartilhe essa publicação com aquela amiga que também tem dificuldade com gráficos!

Até a próxima, beijos!

Um comentário:

  1. Adorei demais esses bicos, muito obrigada por se importar com quem não saber gráficos de crochê, que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir