segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Saída de praia Duna Círculo

Olá meus amores.

Vamos começar a semana com o pé direito, ou seja, vamos começar com passo a passo da Saída de Praia Duna da Círculo Produtos. Essa peça não tem na página da Circulo, apenas na revista moda praia n° 2 (se alguém tiver essa revista e puder confirmar, ou compartilhar o gráfico eu agradeço). Como muitas desejam fazer e recebo muitos pedidos de ajuda para ela resolvi fazer esse pap no olhômetro mesmo, assim ajudo muitas de uma vez. É uma peça fácil feita com fio Duna, são 05 novelos mesmo que a receita diga que são 03 novelos, eu testei e 3 não terminar nem a base da saída de praia. Ela é toda em squares com motivo floral inclusive as mangas e o acabamento é extremamente simples apenas em pontos baixos. Tudo que irá ler abaixo foram as conclusões que cheguei apenas olhando para a peça e pode estar ou não igual a receita da revista, essa publicação está atualizada com os gráficos da peça.





Dados  do fio:

Tex 540
Composição: 100% algodão merecerizado
Comprimento e peso: 170m e 340m/100g e 200g
Agulhas: 2,5mm e 3,5mm

Gráfico saída de praia duna círculo
Esses gráficos foram a valiosa colaboração de Clélia Santiago do Ateliê Clélia Santiago que gentilmente fotografou sua revista e me enviou as imagens pelo diret do instagram. Recomendo que sigam ela: instagram @ateliecleliasantiago









Passo a Passo motivos

Carreira 1: anel mágico e dentro do anel 24 pontos altos.

Carreira 2: 3 corr para subir e mais 3 corr. de separação, pula 2 pontos de base e sobre o terceiro ponto a frente faça ponto, repita essa grades de duas correntinhas até ter 8 grades no total.

Carreira 3: dentro do espaços dde correntinhas faça 4 pontos altos e entre um e outro a separação de 3 corr.

Carreira 4: sobre os pontos altos da carreira anterior faça no primeiro e último ponto um aumento (dois pontos fechados juntos) e entre os pontos altos faça um separação de 5 corr.

Carreira 5: última carreira do square. Sobre os pontos altos da carreira anterior irá fazer a mesma quantidade de pontos com a diferença que fará todos os pontos fechados juntos (formando o desenho da flor), entre uma pétala e outra faça: 5 corr. ponto alto no espaço de correntinhas da carreira anterior seguido de 5 corr. e outro ponto alto formando um V faça mais 5 corr. e trabalhe a próxima pétala,  faça 5 corr e ponto baixo no espaço de corr. mais 5 corr e volte a trabalhar a pétala, após ela voltar a tralhar 5 corr. ponto alto no espaço de correntinhas da carreira anterior seguido de 5 corr. e outro ponto alto formando um V faça mais 5 corr. Trabalhe dessa forma alternada até 4 cantos com ponto V para dar o formato do quadrado.


Concluído o primeiro square faça os próximos unindo sempre na última carreira ao square anterior, poderá fazer ponto baixíssimo ou ponto baixo para isso. A união é muito simples, irá ocorrer apenas onde tiver correntinhas, não una nas pétalas. Faça metade 2 corr. e una a terceira no square anterior, faça mais 2 corr. e volte a trabalhar na peça. Faça a união seguindo a sequência dos pontos unindo os iguais.

Pela imagem é trabalhado 3 square em linha para formar a peça (parte da frente e costas) possivelmente feitos separados frente e costas são montados separados e unidos ao final com um zig zag de correntinhas para dar mais uma folga para a lateral. As mangas são a união de 2 squares.

Dica: faça a linha de 3 square unidos, meça com fita métrica o tamanho dos 3 unidos, em seguida tire sua medida de quadril e divida por dois, se o valor encontrado da divisão fica próximo do tamanho  dos squares unidos (a diferença precisa ser pequena de forma a completar com a costura em zig zag) então pode continuar assim pq dará certo para você. Porém se ficar bem maior una mais um square e meça novamente para ver se o tamanho ficará bom para você. Outra opção para não mexer na quantidade de squares será completar o que falta com algumas carreira de arcos em cada lateral dos lados antes de uni-los.

Montagem:

4 carreiras de squares até a altura da cava do braço. Fazer mais dois inteiros para os ombros e para o decote pode fazer metade, ou trabalhar algum outro ponto (arcos, ponto alto, ponto V, o que desejar), para as que gostam de bem cavado faz apenas uma carreira de pontos baixos contornando tudo. O mesmo esquema para as costas, podendo também nas costas fazer uma quinta carreira completa.

Dica: Para aquelas que gostam de uma cava nas costas pode fazer apenas 3 carreiras completas e a partir da quarta deixar o meio sem squares, trabalhando apenas os das laterais. Para fazer longo basta continuar acrescentando squares até a altura que deseja a saída de praia ou vestido(como desejar usar). Pode também fazer sem as aberturas laterais e virar um tubinho. Dessa forma você personaliza o modelo.


É possível fazer com outros fios? 
Claro que sim, porém lembre-se que fios diferentes terá resultados diferentes tanto no caimento quanto no tamanho dos squares e quantidade para chegar ao seu tamanho, caberá a você adaptar isso.



Gostou do conteúdo do blog? então clica e seguir e se puder compartilhe com suas amigas crocheteiras. Beijos!

6 comentários:

  1. Tão bem explicadinho...amei de verdade...obrigada amada💕💕💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 😍😍😍😍😍😍muito obrigada tb flor😍😍😍😍

      Excluir
  2. Oi Letícia,boa noite, será que tu podes ajudar, eu preciso da receita de uma saia branca curta de praia que tem nessa revista, será que tu podes me dizer como é a capa da revista, pra eu procurar a receita, desde já agradeço, Obrigada Analucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, infelizmente não tenho essa revista, recebi as fotos do gráfico de uma seguidora que me pediu a aula dessa peça.

      Excluir